Novos aluguéis acumulam alta de 9% em julho em 12 meses em São Paulo

Alta acumulada do valor do aluguel supera o IGP-M há 4 meses, diz Secovi.
Só em julho, contratos assinados na capital subiram 0,7% sobre junho.

Os contratos de aluguel assinados em julho na cidade de São Paulo subiram, em média, 0,7% em comparação a junho de 2013, de acordo com a pesquisa mensal divulgada nesta terça-feira (20) pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação).

No acumulado de 12 meses o aumento da locação alcançou 9,05%, percentual superior ao da elevação do IGP-M (índice da FGV usado para reajustar a maioria dos contratos de aluguel), que foi de 5,18% no mesmo período.

Os 9,05% de alta representam a maior variação acumulada em 12 meses desde outubro de 2012, quando ficou em 9,25%.

No acumulado de 12 meses, a alta do valor médio do aluguel supera o IGP-M há quatro meses consecutivos. O motivo é o aquecimento da demanda, diz o Secovi, especialmente por imóveis de um dormitório, que apresentaram os maiores acréscimos: 1,3%, em média. Seguindo os de um dormitório, aparecem os imóveis de dois quartos, que subiram 0,5%, e os de três dormitórios, que subiram 0,2%.

O tipo de garantia mais usado foi o fiador, utilizado em quase metade dos contratos de locação (48%). A segunda modalidade mais recorrida foi o depósito de até três meses (31,5%) e o seguro-fiança foi o instrumento jurídico garantidor de aproximadamente um quinto dos imóveis locados (20,5%).

O metro quadrado mais caro do período é de imóveis de um dormitório localizados na região “Sul – A” da cidade, que inclui bairros nobres como Jardins e Vila Mariana, onde se observa também grandes concentrações de polos de grande oferta de empregos.

Fonte: G1

Imagem: Ilustração


Compartilhe:

Comentários: