Óleo contamina água em São Desidério

A água que abastece parte da cidade de São Desidério, no oeste da Bahia, está contaminada com óleo e exala mau cheiro. Pelo menos é o que alegam alguns moradores da cidade que não usaram água das torneiras para beber e cozinhar durante dois dias.

O abastecimento de água chegou a ser suspenso por 24h na segunda feira (25), mas, segundo a Embasa, depois da lavagem da rede, o abastecimento na área foi restabelecido ainda ontem. Essa é segunda vez que a água chega às torneiras das casas do município com problemas.

Segundo moradores, as ruas Mangueiras, Palmeiras e Dr.Valério apresentam os mesmos problemas de condições da água do ano passado.

Em março de 2012, a Vigilância Sanitária de São Desidério coletou o material e mandou para análise em Goiânia. Foi comprovado que a água estava contaminada. Agora, segundo o órgão municipal, a água apresenta característica de produto químico, como óleo diesel colocado na água.

Em um centro de saúde da cidade, uma placa com a informação de que a água está contaminada alerta sobre a água de bebedouro e as torneiras estão lacradas. O funcionamento do posto não foi interrompido porque um carro-pipa abasteceu o local. Na terça-feira, técnicos da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) fizeram a limpeza das caixas d’água do posto de saúde.

A Embasa informou que suspendeu, preventivamente, na segunda-feira (25), o fornecimento de água em trecho da rede distribuidora que atende a Rua Valério de Brito e Rua das Palmeiras, na sede municipal de São Desidério, diante de vestígios de substância derivada de petróleo encontradas na rede de água.

Paralelamente a isso, a Embasa está investigando as possíveis causas desse incidente. A empresa recomenda que aqueles usuários que chegaram a receber água sem condições de consumo limpem os reservatórios de seus imóveis.  

Fonte: Tribuna da Bahia

Imagem: Ilustração


Compartilhe:

Comentários: