Cuidado! A camuflagem pode lhe induzir ao erro

 

 

 

Jayme Modesto

Em um contexto de ânimos acirrados nas campanhas política, as sucessões municipais em todo Brasil e o descrédito de boa parte dos políticos e das agremiações que os representam, alguns candidatos e partidos optaram por “camuflar” as próprias origens. Em muitos municípios os eleitores não vão conseguir identificar facilmente partidos tradicionais pelas cores e símbolos que sempre os representaram. Essas mudanças foram mais visíveis nos partidos de esquerda rotulados como comunistas.

O PT, por exemplo, abandonou o vermelho e até mesmo a estrela. O material de divulgação em muitos municípios está sendo confeccionado em um misto de cores que inclui roxo, verde, rosa e amarelo. Vermelho mesmo, só discretamente compondo uma parte do desenho.

O PC do B na campanha da Manuela D’ Ávila procurou camuflar a foice e o martelo, colocando o símbolo como brinquedo de criança.

Segundo os representantes partidários dessas legendas que pregam o comunismo no Brasil, é preciso criar outro conceito, não por causa de rejeição, mas para romper com a velha política. As justificativas combinam com o tom das campanhas Brasil a fora.

O PSDB também inovou, apesar de alguns candidatos ter mantido o azul e o amarelo que sempre definiram o partido, eles suprimiram o tucano, símbolo da legenda.

As mudanças nas identidades visuais não acontecem apenas entre esses três partidos. Além de PT e PSDB, também estão “disfarçados” o PMDB e PSD.

Mas isso não tem outra explicação, se não,  confundir o leitorado com aversão aos políticos e partidos envolvidos nos grandes escândalos de corrupção que há mais de uma década dominam as páginas dos jornais e movimentam a Polícia Federal.

Nas ruas, porém, essa aversão se estende às outras legendas. O que se ouve, “eu não voto no partido A, B e C”. Esses partidos estão todos envolvidos nos últimos episódios de corrupção.

Infelizmente muitos eleitores, entretanto, não se prendem à legenda. Só olho o que eles falam. Cuidado para não confundir gato com lebre.


Compartilhe:

Comentários: