Desmotivação e medo X abstenção

Jayme Modesto

A pandemia do Coronavírus tem afastado muita gente das ruas em todo Brasil, um cenário que tende se repetir nas eleições municipais do próximo domingo (15) de novembro.

Como o voto é obrigatório e o brasileiro tem paixão por política, esperamos que o índice de abstenção não seja tão alto. Acredito, porém, que deve haver um aumento na comparação com a disputa eleitoral de 2016, quando mais de 25 milhões de eleitores não compareceram às urnas no primeiro turno, um índice de 17,6% do total de brasileiros aptos a votar, o que seguramente pode impactar resultados nas disputas mais apertadas em todo Brasil.

A eleição no Brasil já foi comparada a Copa do Mundo, à medida que a data ia se aproximando apareciam os sinais através de manifestações diversas criando o clima característico do evento. Neste ano de 2020, embora o pleito municipal sempre foi mais motivador, nem parece ano de eleição. Reflexo de leis proibitivas? Culpa da pandemia?  Desilusão do eleitor? Descrédito dos políticos?  A meu vê, um pouco de cada coisa.


Compartilhe:

Comentários: