Texto: Cheilla Gobi
Fotos: Jayme Modesto
No Munícipio de Barreiras, região oeste da Bahia, membros e pacientes do Centro de atenção Psicossocial – CAPS saíram às ruas no, 17 de maio, em uma passeata para comemorar o “Dia Nacional da Luta Antimanicomial”. A ação na cidade foi antecipada, já que a luta é lembrada em todo o país no dia 18 de maio, data em que os portadores de transtornos mentais ganharam o direito de um tratamento inclusivo, sem precisar de isolamento da sociedade.
A concentração foi em frente à Câmara de Vereadores, por volta das 08:30 e os participantes seguiram para a Praça Castro Alves. A família dos pacientes, agentes comunitários e estudantes do curso de psicologia também participaram da comemoração.
O CAPS/Barreiras atende pessoas com transtornos mentais severos e persistentes (esquizofrenias, depressões graves, transtorno bipolar). Atualmente recebe 340 pacientes.
“Extinguiram todos os manicômios e agora tem um tratamento mais humanizado e aberto nos CAPS, motivo este que devemos comemorar”, disse a Psicóloga, Mara Fernanda Melo.
De acordo com a Coordenadora do Centro de Atenção, Mônica Dourado é um dia importantíssimo. “Estamos comemorando a construção dos CAPS, a vitória de todas as pessoas portadoras de transtornos mentais e que atualmente podem fazer o tratamento em lugares abertos, convivendo com outras pessoas, com atenção de qualidade, atendimento médico, psicológico, terapeuta ocupacional, enfermeiros, dentre outros benefícios”, afirmou.