ASCOM
Embora seja o maior município baiano em extensão territorial, maior produtor de algodão no Brasil e o maior produtor de grãos na Bahia, a cidade de São Desidério, praticamente no coração do oeste da Bahia, e com uma qualidade de vida muito boa, ainda não se consolidou como um dos principais pólos comerciais e de serviços da região, como o são as cidades de Barreiras e de Luis Eduardo Magalhães, a 27 quilômetros e 117 quilômetros, respectivamente. Porém, tem tudo para se tornar num terceiro pólo, voltado não somente para o agronegócio, mas também para o turismo ecológico.
Foi, também, graças ao potencial hídrico de que dispõe o Município para a aquicultura, a receptividade do prefeito Demir Barbosa e de seu secretário de Agricultura, José Marques, e a posição geográfica da cidade –no centro dos projetos presentes e futuros de aquicultura em tanques cavados, principalmente -, que a cidade foi escolhida para sediar a primeira edição da Feira de Tecnologias para Pesca e Aquicultura dos Cerrados do BAMAPITO – edição Bahia/Tocantins – (Piscishow), que ocorrerá entre os dias 23 e 26 de outubro.
São por meio de eventos como este que a sociedade e seus comerciantes e prestadores de serviços vão se esforçando e fortalecendo na construção de uma nova realidade social e econômica. São Desidério não possui ainda uma rede hoteleira a altura de seu potencial econômico e fluxo de investidores. Possui apenas três pousadas que estão passando por reformulações. O pólo deste tipo de prestação de serviço mais próximo é Barreiras.
Sob este prisma é que a equipe de organização da Piscishow – jornalista Antônio Oliveira (Cerrado Editora/Jornal Cerrado Rural), coordenador e responsável pela área de relacionamentos institucionais da Feira; Fernanda Sommerfeld (FS Eventos), organização e comercialização, e Fábio Serrazul Silveira (AP Produções), produção e montagem de toda a estrutura de exposição da Feira, esteve naquela cidade no último sábado.
Além de ter ido lá para fazer a medição detalhada de toda a área onde vão ser montados os estandes da Piscishow, ela, acompanhada pelo empresário e amigo de longas datas de Antônio Oliveira, Florentino Souza, fez uma visita de reconhecimento as três pousadas da cidade, conversando com seus proprietários e orientando-os, para, em um trabalho conjunto com o SEBRAE-BA.