Plano Municipal de Educação é apresentado em audiência pública

DSC00040WEBtexto

Reinaldo Rolon

A Prefeitura de Buritirama, através da Secretaria Municipal de Educação realizou uma audiência pública para apresentação do documento base do Plano Municipal de Educação (PME), na manhã desta quarta-feira (17), no auditório da Câmara de Vereadores.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Geraldo Junior, o documento norteará as políticas municipais para a área educacional pelos próximos 10 anos, estabelecendo as diretrizes, metas e estratégias a serem executadas a curto, médio e longo prazo.

O Plano Municipal da Educação de Buritirama teve origem a partir da aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) e das mobilizações organizadas pela Secretaria Municipal de Educação, entre os profissionais da Educação, membros do Grupo Colaborativo e as diversas áreas administrativas do município, estando todo o processo em consonância com o Plano Nacional de Educação.

O documento base do PME foi apresentado, analisado, debatido e validado pelos presentes e sendo o mesmo encaminhado para apreciação da Câmara Municipal de Vereadores.

Em seu pronunciamento, o prefeito Arival Viana falou sobre a importância do PME para o município. Disse também que, após a validação na audiência é fundamental a aprovação do documento pela Casa Legislativa, para posterior encaminhamento ao Ministério da Educação, no prazo estabelecido na Lei 13.005, sob pena do município não ser contemplado com recursos e financiamentos oriundos do MEC, via FNDE, como por exemplo, o Plano de Ações Articuladas (PAR).

A mesa receptora foi composta pelo prefeito, os secretários de governo, Geraldo Junior (Educação), Ana Claudia Viana (Assistência Social), Irom Marques (Administração), Nádia Caitano (Saúde), Orlando Lima (Infraestrutura); o presidente da Câmara de Vereadores, Alan Machado, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Sandro de Souza e o articulador do PME, Edmilson Soares. Participaram também os vereadores, autoridades policiais, eclesiásticas, educadores, estudantes e membros da sociedade civil.

DSC00038WEBtex


Compartilhe:

Comentários: