Prática de exercícios físicos retarda processo de envelhecimento da pele

Fonte: iBahia.com

Foto: Ilustração

Os exercícios físicos, além dos inúmeros benefícios para a saúde, também têm um efeito antienvelhecimento das células, proporcionando longevidade e uma qualidade de vida melhor para quem os pratica.

A partir dos 25 anos de idade, se inicia o processo de envelhecimento da pele. A exposição aos raios solares, vento, poluição, agentes químicos também contribui para o envelhecimento precoce da pele. 

De acordo com o dermatologista, Anderson Bertolini, médico e diretor da Clínica Bertolini, as principais características do envelhecimento são:
— alteração na textura e cor da pele
— surgimento de rugas, sulcos
— flacidez

“Durante o processo de envelhecimento, a pele sofre diminuição de suas camadas. O número de células que se descamam da pele começa a diminuir em função da alteração da renovação celular. Essa redução da produção hormonal provoca o ressecamento da pele”, explica o dermatologista.

Veja quais são os sinais de envelhecimento da pele em cada fase da vida:

A pele com 20 anos – Começam a aparecer os primeiros sinais do tempo. Surge o aparecimento de marcas muito finas, principalmente ao redor dos olhos e da boca. Nessa faixa etária, é comum a ocorrência de peles com graus de oleosidade e acne.

30 anos – As primeiras rugas começam ser notadas. “As fibras de elastina começam a sofrer alterações na produção e regulação, proporcionando efeitos prejudiciais à qualidade da pele. Em razão dessas alterações, começa o processo diminuição da densidade cutânea, com a perda de firmeza e elasticidade, afetando o contorno do rosto”, destaca o médico.

45 anos – Linhas de expressão e rugas ficam acentuadas. Ocorre uma alteração na produção das fibras de colágeno, a elastina aumenta, e as fibras desorganizam-se. A renovação celular torna-se irregular, a pele vai perdendo cada vez mais sua hidratação natural. Todos esses fatores fazem com que ocorra perda em sua densidade, firmeza e elasticidade.

60 anos – A pele se torna mais fina, flácida, frágil, desidratada e desprotegida.

Atividades físicas ajudam a combater o envelhecimento

São benefícios da atividade física:
— aumento da força muscular 
— energia
— maior flexibilidade do corpo
— equilíbrio
— coordenação motora
— controle do peso
— diminuição da ansiedade
— prevenção de diversas doenças 

“A atividade física evita a perda de músculos, mantém o equilíbrio e a flexibilidade. Interfere positivamente na atividade neuronal, circulatória e cardiopulmonar. Retarda o processo de envelhecimento e reduz o risco de osteoporose e fraturas”, ressalta Anderson Bertolini.

Segundo o dermatologista, a atividade física também aumenta o fluxo sanguíneo para a pele, deixando-a mais brilhante e saudável.

Os exercícios aeróbicos desenvolvem uma resistência cardiovascular e a capacidade respiratória, que garantem uma maior oxigenação das células.

Com a prática da musculação, os músculos recebem mais nutrientes, a musculatura vai se tonificando, assim como as fibras musculares vão se tornando mais espessas. A musculação aumenta a produção de substâncias químicas que têm grande ação contra o envelhecimento.

Cuidados extras

Além de manter uma alimentação balanceada e praticar regularmente qualquer atividade física, alguns cuidados extras também podem ajudar a manter a pele jovem por mais tempo:

— Limpe diariamente o rosto, com os produtos adequados para o seu tipo de pele
— Proteja a pele dos agentes exteriores, como o sol, a poluição ambiental, o frio ou os agentes químicos
— Use cosméticos com filtros solares, ingredientes hidratantes, nutritivos e protetores
— Proteja o corpo com cremes ou loções hidratantes, para repor o manto lípido, depois do banho.
— Não se exercite em jejum, consuma carboidratos antes do exercício


Compartilhe:

Comentários: