Texto e fotos: Cheilla Gobi – cheilla@jornalgazetadooeste.com.br
No dia 01 de agosto, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, realizou a 4ª Conferência Municipal de Cultura. O evento foi realizado no Palácio das Artes e a abertura oficial contou com a presença do prefeito Antonio Henrique, o vice-prefeito Carlos Augusto (Paê Barbosa), a secretária de Cultura e Esportes Diana Macedo e demais secretários de governo. Participaram ainda da abertura o representante da Secult-Ba no território da Bacia do Rio Grande, Tiago Lira, Vinicius Lena membro da Academia Barreirense de Letras, Ramon Souza representando a classe artística, estudantes, artistas locais, professores e sociedade civil organizada.
Durante a conferência, os participantes foram surpreendidos com duas boas notícias. O prefeito Antônio Henrique autorizou a licitação pública para reforma do Centro Cultural Rivelino Carvalho e a reforma do Palácio das Artes. “Estamos autorizando a licitação para reforma desses dois espaços culturais, para que nossos artistas e artesãos voltem a ter um espaço para suas apresentações. Sabemos de tudo que precisa ser feito em nosso município, mas as dificuldades são inúmeras, contudo nós temos compromisso por Barreiras e iremos trabalhar, queremos resgatar a cultura, as festas, revitalizar o Centro histórico. Vamos sentar e discutir propostas e observarmos o que é melhor para a cultura da nossa cidade, conto com apoio de todos”, disse Antonio Henrique.
O representante da Classe Cultural falou das necessidades, ações no que diz respeito a cultura do município. “Precisamos de projetos que dê condições para a cultura para que as diversas expressões possam se manifestar. Precisamos recuperar a alta estima dos nossos artistas, necessitamos dos espaços culturais restaurados. Precisamos centralizar nossas energias para criação deste sistema municipal de cultura e pensar de fato a cultura do nosso município”.
Tiago Lira falou do papel das Conferências Municipais. “As Conferências não se resumem apenas em reuniões. Através das conferências, o governo do estado planeja as metas e as ações. A finalidade é a estipulação do sistema municipal de cultura. O papel das conferências é a formulação do Fundo Municipal de Cultura”.
A Secretária Municipal de Cultura e Esportes, Diana Macedo pediu o comprometimento dos artistas. “Precisamos também do comprometimento dos artistas para que todas as discussões sejam validadas. Essa conferência é um dever de casa e se não cumprimos não teremos condições de montar o nosso sistema municipal de cultura”.
No período da tarde, foram discutidos os eixos temáticos com os participantes e resultaram em propostas para o Plano Municipal de Cultura. No eixo I, foram definidos os próximos passos para implantação e consolidação do Sistema de Cultura no município. No Eixo II, “A Cultura no município: produção simbólica, cidadania e desenvolvimento” foram definidas formas como o poder público municipal e a sociedade Civil, podem valorizar, fortalecer, desenvolver e democratizar a cultura de Barreiras. O produtor cultural Gelson Vieira foi mediador, com foco no fortalecimento da produção artística e bens simbólicos, proteção e promoção da diversidade das expressões culturais, consolidação da cidadania e a economia criativa como estratégia de desenvolvimento sustentável.
Ao final, foram apresentadas as propostas e escolhidos os delegados para representar Barreiras durante a Conferência Territorial que acontece dia 12 de agosto. Os participantes também assistiram uma apresentação da quadrilha Junina “Sapecou Queimou”.