Prefeitura de São Desidério realiza capacitação museológica voltada para funcionários e comunidade em geral

A Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECULT) realizou, durante toda essa semana, um curso de capacitação museológica destinado aos profissionais da Secretaria e população em geral. Com o tema ‘Introdução à Museologia, Diagnóstico e suas Potencialidades’, o objetivo do trabalho é fazer um estudo sobre o Museu Olavo Pereira dos Santos, traçar um diagnóstico do local e fazer um planejamento estratégico para o Museu.

“Este estudo é um trabalho importante que vai ajudar o município a entender o que é, como funciona e que tipo de Museu identifica sua população”, explica a museóloga Zilda Marcelina. “Nós realizamos essa análise técnica e situacional para diagnosticar os pontos fortes e fracos e traçar um planejamento estratégico para o museu que já existe na cidade, mas estava desativado”, conclui.

A parte teórica do curso é realizada no auditório da Prefeitura e a prática é feita nas instalações do Museu Olavo Pereira dos Santos. “Nossa meta é capacitar os funcionários e nos preparar para futura adequação e reabertura do Museu, um espaço de conhecimento, cultura e história, um patrimônio do município”, comenta o Secretário da SECULT, Florentino Souza.

Durante o curso, também foram realizadas visitas a pontos de referência cultural e patrimonial da sede que possam ajudar na construção do Plano Museológico do município. “O museu é um espaço de preservação da cultura, ele ajuda a perpetuar a história local, ainda mais em tempos de tanto imediatismo, no qual estamos perdendo as nossas referências históricas e culturais, por isso este espaço precisa ser atrativo, e as pessoas precisam se ver lá”, avalia a museóloga, Carine Moraes.

O participante do curso, Ivanilson Barbosa aprovou a experiência. “Nos fez entender a importância desse espaço e trouxe conhecimento sobre o que é, como funciona e sua relevância para a cidade, o Museu não é um lugar de coisas velhas, mas um ambiente de aprendizado, história e cultura”, assegura.

Ascom SD


Compartilhe:

Comentários: