Por Vanessa Costa
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) realiza na próxima sexta-feira (14), às 19h, na Câmara de Vereadores de Luís Eduardo Magalhães, o Programa Diálogo com Candidatos. O objetivo é apresentar as propostas do Conselho para a solução de problemas referentes a transporte, habitação, saneamento básico e resíduos sólidos; valorização do corpo técnico municipal; engenharia pública e regularização fundiária; licitações e contratações de obras e serviços de engenharia, entre outros, aos postulantes a prefeitura de Luís Eduardo.
Confirmaram presença os candidatos Humberto Santa Cruz (PP), Jaime Capellesso (PMDB) e Oziel Oliveira (PDT).
O assessor parlamentar Conselho, Genivaldo Barbosa, esclarece que o evento não se trata de debate, pois cada candidato apresentará individualmente, em 40 minutos, suas propostas sendo questionados sobre os pontos considerados críticos para os profissionais da área tecnológica e sociedade. “Nossa intenção é que estes temas, tão relevantes, sejam amplamente discutidos. Queremos que as propostas do Conselho sejam incorporadas aos planos de trabalho de cada candidato. É a contribuição que podemos e desejamos dar para melhorar a vida das pessoas”, declara.
Segundo Barbosa, a ação também contribuirá com a profissionalização da atuação dos governos municipais com o preenchimento de cargos técnicos com profissionais de reconhecida competência, registrados nos respectivos conselhos.
Políticas públicas – Entre os compromissos gerais propostos pelo Crea-BA para a gestão municipal estão a regularização profissional e das empresas para habilitação em concursos públicos e licitações, respectivamente; o cumprimento do salário mínimo profissional em conformidade com a Lei Federal 4.950A/66; além da valorização e qualificação do corpo técnico. Como políticas públicas o Conselho sugere, entre outras ações, a criação do Fórum de Desenvolvimento Sustentável e do Conselho Municipal do Meio Ambiente; a elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU); a implantação da Educação Ambiental, do sistema de Tratamento de Coleta e Destino Final de Resíduos Sólidos e do sistema de Esgotamento Sanitário.