Começou ontem, 12, a Semana do Cerrado, um evento promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMMAS com o apoio das universidades e faculdades de Barreiras, Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB, Universidade do Norte do Paraná – UNOPAR, Universidade do Estado da Bahia – UNEB e a Universidade Federal da Bahia – UFBA, que atraiu muitos universitários para o Palácio das Artes.
O evento tem como objetivo promover a discussão de temas relativos à conservação da biodiversidade do cerrado, a adoção de políticas de educação ambiental e de uso consciente dos recursos hídricos, além de buscar promover parcerias e intercambio de informações e conhecimentos entre diferentes instituições e sociedade civil.
“Este encontro é um momento de integração e busca de conhecimento com os estudantes das universidades para juntos podermos discutir e promover ações para a preservação do meio ambiente e os recursos hídricos que serão o nosso tema alvo no evento”, falou o Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, João Bosco da Silva Junior.
Ontem no primeiro dia do encontro a programação foi bastante diversificada contou com palestra sobre as ações do Centro de Triagem de Animais Silvestres na Região Oeste, mesa redonda sobre recursos hídricos, com os participantes, José Cisino Lopes da AIBA, o professor DSc José Cláudio Campos da UFBA e o professor DSc Marcelo Latuf da UFBA e exposição fotográfica.
“As palestras são muito importantes para nós acadêmicos, pois através do tema Preservação do Meio Ambiente, trocamos experiências entre os alunos de faculdades e universidades diferentes presentes aqui no evento”, declarou o estudante universitário do 8º semestre do curso de agronomia da FASB, Caio Prado.
No dia 13 acontece a segunda rodada de palestras com temas relacionados ao potencial econômico, cultural e turístico do cerrado, o uso do GPS e aplicação em programas e sistemas, o controle de queimadas e incêndios florestais, apicultura regional, frutos do cerrado, processo de comunicação de águas subterrâneas, conceitos e definições para manejo, tratamento e destinação de resíduos, gestão ambiental, meio biótico para fins de licenciamento ambiental, arborização urbana e ecologia da restauração.
E no dia 14 último dia do encontro será feita a limpeza dos rios e matas ciliares com a colaboração dos estudantes participantes do evento.
“O papel fundamental deste encontro foi juntar os estudantes de várias universidades dos cursos de agronomia e as entidades do agronegócio, como AIBA para discutir questões relacionadas à preservação do meio ambiente e em especial do bioma do cerrado”, falou o engenheiro agrônomo professor Coordenador do curso de agronomia da FASB e professor assistente e pesquisador do curso de agronomia da UNEB, Jorge da Silva Júnior.
Fonte: Dircom – Barreiras