Programa Encontro Marcado recebe a sindicalista e professora Carmélia da Mata

DSCN2280

Entrevista com a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Barreiras (Sindsemb) e professora, Carmélia da Mata

Da Redação

Nesta quinta-feira (07/01), a convidada do programa Encontro Marcado apresentado pelo jornalista Jayme Modesto, na TV Câmara foi a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Barreiras (Sindsemb) e professora, Carmélia da Mata, que falou sobre a função e também esclareceu dúvidas.

De acordo com a entrevistada, o Sindsemb desenvolve um relevante trabalho no âmbito da relação de trabalho existente entre o município e os seus servidores.

“Há uma previsão constitucional de que cabe ao sindicato a defesa dos direitos dos trabalhadores e, essa é a nossa principal missão institucional. Mas não nos restringimos a essa função, pois para nós, o sindicato também deve proporcionar qualidade de vida aos servidores, garantindo vários serviços aos sindicalizados e ações para integração da categoria”, disse Carmélia.

A presidente do Sindsemb garantiu benefícios aos sindicalizados. “Além da importante função institucional de defesa da categoria, oferecemos diversos serviços aos sindicalizados, entre estes destaco dois serviços considerados de extrema importância: um convênio com a Unimed para proporcionar melhores condições de saúde aos filiados, e um Departamento Jurídico com competentes advogados para cuidar de todos os problemas funcionais dos associados. “Também na área jurídica estamos ganhando, na primeira e segunda instância, todas as ações ajuizadas, inclusive as progressões funcionais. A Prefeitura já está sendo convocada a efetuar os pagamentos a pedido da Justiça”, evidenciou.

Na oportunidade, Carmélia pontuou os principais problemas apresentados pelos sindicalizados, sendo os mais recorrentes, as violações de direitos. “Temos sofrido muito nos últimos anos comDSCN2288 atrasos no pagamento dos salários, um absurdo. Temos ainda muitos problemas com perseguições a servidores, sobretudo os mais humildes, feitas por chefes mal preparados. Mas estamos sempre em estado de alerta para defendê-los”, garantiu.

Apesar das dificuldades a sindicalista conta que foram muitos os avanços, desde quando assumiu a presidência do sindicato em 2013. “A sede passou a ser em um local mais arejado, abrimos o sindicato para a classe, tornamos efetiva a participação de todos os trabalhadores, fomos para o embate com a atual gestão em busca da efetivação de direitos e adquirimos o primeiro patrimônio do sindicato, que até então não tinha sequer uma bicicleta”, disse a presidente, destacando ainda que tudo isso teve um preço muito alto. “Fui exonerada arbitrariamente juntamente com a secretária executiva, passamos meses sem salários e o sindicato foi retaliado com o corte dos repasses de forma ilegal. Enfrentamos uma grave crise financeira, mas superamos tudo com muita dignidade. O Sindsemb hoje é referência em Barreiras”.

Questionada sobre as acusações de seu opositor na campanha para a presidência do sindicato, Carmélia limitou-se apenas dizer que o resultado das urnas já responde. “Ninguém pode provar nada contra a minha conduta de 35 anos de UNEB. O resultado da eleição já responde por mim, ganhei com 93% dos votos da classe, para mim isso é um assunto encarrado”.

Reeleita em 2015 para o triênio 2016-2019, com mais de 93% dos votos válidos, Carmélia garante continuar comprometida com a categoria. “Sei que ainda há muito a ser feito e que o sindicato precisa abrir as portas para a sociedade, fazendo-se conhecer, tornando suas demandas públicas e dialogando com todas as instituições. Todo dia é um aprendizado, valorizamos muito todos os servidores e todas as opiniões. Estamos atentos a tudo que nos é colocado”.

O Programa Encontro Marcado é transmitidos pela TV Câmara de Barreiras, no canal 40, ainda em fase experimental. O programa tem a direção de Osana Shirley e produção da Revista Super Estilo e Jornal Gazeta do Oeste.


Compartilhe:

Comentários: