Texto: Cheilla Gobi
Cerca de 3.300 beneficiários do Bolsa Família do município de Barreiras, terão a oportunidade de se qualificar em um dos 40 cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, em mais de 70 turmas. Cursos voltados para gestão e negócio, informações e comunicação, produção alimentícia, ambiente, saúde e segurança, e ainda controle e processos industriais e também para a infraestrutura, dentre outras aréas.
As aulas serão ministradas pelos próprios professores do IFBA (Graduados, Pós Graduados, Mestres e Doutores), através de uma seleção interna. De acordo com Coordenador-Adjunto Pronatec IFBA/Campus-Barreiras, Anderson Dias Pignata Macêdo, pode haver seleção externa, caso não seja preenchido todas as vagas para docentes/técnicos.
Segundo o coordenador, a Pré-Matrícula é o primeiro passo, e desde o ano de 2012, estão sendo realizadas nos quatro CRAS conhecidos como, Casas da Família, vinculadas à Secretaria de Ação Social. A pré-matrícula segue durante todo o ano, sempre das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Em seguida, a equipe do PRONATEC Campus Barreiras, entra em contato com os pré-matriculados para efetivar a matrícula no curso escolhido.
Os cursos terão início, a partir do dia 15/04 e seguem durante todo o ano. As aulas serão realizadas nas salas e laboratórios do Campus Barreiras/IFBA. Será oferecida aos participantes uma bolsa para custeio de transporte e alimentação. Os cursos serão providos nos três períodos: manhã, tarde e noite.
A Bolsa-Formação atenderá prioritariamente, estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos; trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores; beneficiários titulares e dependentes dos programas federais de transferência de renda entre outros que atenderem a critérios especificados no âmbito do Plano Brasil sem Miséria; pessoas com deficiência; povos indígenas, comunidades quilombolas e outras comunidades tradicionais; adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas; públicos prioritários dos programas do governo federal que se associem à Bolsa-Formação e estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral.
Para realização desses cursos, o Governo Federal está investindo mais de seis milhões.
Documentos necessários:
Carteira de Identidade e CPF; Comprovante da última votação eleitoral; Comprovante de Residência; Atestado de Escolaridade; Cartão do titular do Programa Bolsa Família (nº do Benefício) e número da conta/corrente (Não pode ser poupança).
Endereços das casas da família para inscrições do pronatec/2013:
CRAS I – Rua Coelho Neto, 28 – Santa Luzia, coordenadora: Suedna Juvenal de Souza.
CRAS II – Rua Herculano Farias, 596 – Morada da Lua, coordenadora: Hortegina Afonso Viana.
CRAS III – Rua Geraldo Majela, 30ª – Vila Amorim, coordenadora: Zaíra da Silva Britto.
CRAS IV – Rua Colerinha, 01 – Vila Brasil, coordenadora: Luana Brito Pina.