Texto e fotos: ascom/SD
Sete escolas da Rede Municipal e particulares da sede do município de São Desidério e uma no distrito de Sítio Grande participarão pela primeira vez do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD. Para firmar a parceria, na tarde do último dia 07, aconteceu uma reunião entre a secretária de educação Alaides França, coordenadores pedagógicos, supervisores escolares e representantes do 10º Batalhão da Polícia Militar de Barreiras.
O programa trata de um trabalho socioeducativo, voluntário em parceria com a Polícia Militar de prevenção ao uso e/ou abuso de drogas lícitas ou ilícitas, bem como sobre a violência associada ou não ao uso e tem como públicos-alvo jovens do 5º e 7º ano do Ensino Fundamental de escolas da Rede Municipal e particulares. Porém na região o Programa inicialmente atenderá apenas ao 5º ano. Discutiu-se também a viabilidade da realização de palestras acerca desta temática em algumas escolas da zona rural.
“Essa reunião foi muito produtiva e o programa terá total apoio da secretaria. É um trabalho importante porque atenderá não somente aos alunos, mas também aos pais e toda a comunidade. Certamente o PROERD vem somar no processo socioeducativo dos nossos alunos, isso com certeza é um ganho inquestionável para a educação do nosso município”. Afirma Alaides França.
O instrutor Sérgio Cesar Santos, explica os detalhes de como serão aplicadas as aulas: “O programa é ministrado obrigatoriamente por um policial militar fardado, aplicado nas escolas e composto por 10 aulas, sendo 01 aula de 50 minutos uma vez por semana; A duração do programa será de aproximadamente três meses. No final do curso acontecerá uma formatura e o aluno que tiver a melhor redação sobre o que aprendeu receberá uma homenagem”. Disse Sérgio Santos.
“Nesta primeira reunião obtivemos total apoio à aplicação do PROERD”. Disse a coordenadora do Programa, a Tenente Elisangela Sousa Grave de Marcelo. Para a apresentação do PROERD, foram marcadas duas reuniões, a primeira será na sede, dia 20 de agosto, para professores, coordenadores, supervisores e diretores e a segunda acontecerá dia 24 do mesmo mês também na sede e no distrito de Sítio Grande, para os pais dos alunos. O início das aulas está previsto para o dia 10 de setembro.
Ainda segundo a coordenadora Elisangela Marcelo, o PROERD que é baseado no tripé polícia, escola e família tem como objetivo a prevenção. “Hoje muitos jovens e adolescentes estão no mundo das drogas e não têm uma saída, não existem clínicas especializadas principalmente na região oeste, o tratamento e a libertação são muito difíceis. Conscientizar a criança e o adolescente ainda é o melhor caminho”. Assegura.