Texto e fotos: Ascom São Desidério
Como esclarecimento aos contribuintes do Instituto Nacional de Seguro Social-INSS de São Desidério, a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu na manhã de sexta feira, 09, no Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, uma palestra sobre os principais direitos previdenciários dos usuários. Participaram do evento, assistentes sociais, servidores e técnicos da área de saúde e educação. A palestra foi mediada pela assistente social do INSS de Barreiras Camila Andreoli.
De acordo com Camila Andreoli, o objetivo da palestra foi aproximar o INSS da Secretaria Municipal de Assistência Social e dos profissionais e firmar uma parceria entre eles, “Porque trocando informações INSS e secretaria, a gente capacita às pessoas e quando o usuário chega ao INSS o acesso e a garantia do direito dele é mais rápido”.Assegura Camila. Os principais pontos destacados pela assistente foi o direito de que todo trabalhador tem ao Benefício Previdenciário e ao Benefício de Prestação Continuada – BPC. “O primeiro é para o segurado da Previdência Social, é para quem contribui, é para o trabalhador, seja ele de carteira assinada ou de contrato, ou ainda para o trabalhador autônomo que contribui de forma individual e o segundo é o Benefício Assistencial, que é para a pessoa portadora de deficiência, ou idoso acima de 65 anos que não tem essa cobertura previdenciária e que a renda mensal familiar per capta seja inferior a um quarto do salário mínimo vigente”. Para mais esclarecimentos o segurado pode também acessar o site do INSS, www.mpas.gov.br.
Para a participante Josefina Dias Soares a palestra foi bastante esclarecedora, “Não só para futuramente requerer os meus benefícios, mas principalmente para mim que estou concluindo um Curso de Serviço social e pretendo atuar na área, já é uma ajuda bastante interessante”. Quem também assistiu à palestra e sanou dúvidas foi Joelma Leite Pereira Oliveira, “Muito boa à palestra, eu mesma tinha dúvidas quanto ao BPC, agora sei que quem já tem esse benefício não tem direito a ter outro acumulando dois benefícios, essa era a minha maior dúvida e que foi esclarecida”. Afirma.
De acordo com a assistente da Secretaria Social Geisa Mendes, o principal foco da palestra foi esclarecer dúvidas dos usuários e estreitar as relações entre os diversos profissionais das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação que lidam diretamente com os usuários do BPC. “A palestra foi importante para que os profissionais possam entender e até mesmo minimizar o deslocamento dos usuários, porque quanto mais informações o profissional souber melhor será a qualidade do atendimento”. Diz Geisa Mendes.