São Desidério participará do Subcomitê de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Oeste da Bahia

ASCOM

O secretário de Turismo e Meio Ambiente, Demósthenes Júnior participou de um encontro realizado no dia 27 de junho na unidade regional do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA no município de Barreiras com o objetivo de formar a composição do subcomitê de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Oeste da Bahia.

Este é o segundo subcomitê criado no estado, sendo a região da chapada Diamantina contemplada com o primeiro, ambos serão coordenados pelo Comitê Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais da Bahia. A proposta é que além da criação do subcomitê se tenha também um núcleo coordenador composto pelo comando do corpo de bombeiros, um representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente – SEMA, da prefeitura, do Inema e das brigadas.

“Esse núcleo facilitará a comunicação entre os diversos atores sociais que estão na linha de frente do combate”, destacou a coordenadora do Programa Bahia Sem Fogo do Inema, Fabíola Contrin.

O Comitê Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais instituído pelo Decreto Estadual 11.559/09 tem o objetivo de estimular o engajamento coletivo e individual dos lideres comunitários, órgãos estaduais, empresas, brigadistas e prefeituras municipais que farão parte do Subcomitê de Prevenção e Combate aos incêndios florestais  por meio de reflexões e fortalecimento de ações de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais de forma a atender aos princípios da sustentabilidade.

O subcomitê dará suporte ao GT (Grupo de Trabalho) nas ações de Prevenção e combate aos incêndios florestais, participando diretamente nas atividades imediatas, fomentando e fortalecendo as atividades de campo na região oeste e entorno.

Para o secretário de Meio Ambiente e Turismo, Demósthenes Júnior o subcomitê terá um papel importante nas articulações das ações de prevenção e combate aos incêndios florestais. “Seu objetivo é executar ações voltadas para as atividades de sensibilização, proteção, mitigação, recuperação e melhoria socioambiental, de acordo ao planejamento do Comitê Estadual, como também sugerir ação de combate em parceria com GBM, INEMA, IBAMA e Prefeituras”, disse.

Na ocasião foi apresentado pela Diretora de Meio Ambiente da Associação dos Irrigantes e Agricultores da Bahia – AIBA, Alessandra Chaves à Unidade de Combate aos Incêndios Florestais  que será implantada  em São Desidério pelos os produtores rurais em parcerias com a Secretária de Meio Ambiente e Turismo do município no qual contará com uma estrutura de carros pipas, pulverizadores autopropelidos, tratores pesados com grades para aceiros, pá carregadeiras, ônibus e avião com radio para identificação do foco de incêndio.


Compartilhe:

Comentários: