3ª Caravana da Cidadania leva todos os serviços socioassistenciais e de saúde a comunidade da Cascalheira

Dircom

A Escola Municipal CAIC – Murilio de Avellar Hingel na comunidade da Cascalheira, recebeu nesse domingo (23), a 3ª Edição da Caravana da Cidadania. A ação levou atendimentos sociais e de saúde gratuitos, garantindo mais qualidade de vida à população residente nos bairros Cascalheira, São Sebastião, Barreiras I, 29 de Julho (invasão do Salsicha), Vila Amorim, Santo Antônio, Arboreto I, Arboreto II, Residencial São Francisco, Vila dos Funcionários, Vila Rica, Bela Vista, São Pedro e Nova Conquista, que estão na abrangência do CRAS III.

Centenas de famílias compareceram e tiveram acesso à todos os serviços disponibilizados pela Prefeitura de Barreiras nas áreas de assistência social, educação, trânsito, meio ambiente, saúde, direitos do consumidor, empreendedorismo, agricultura, turismo, cultura, esporte, regularização fundiária e orientação tributária.

Logo na entrada, foi montada uma estrutura com palco e mesas para brincadeiras interativas, confecção de brinquedos com materiais recicláveis e triagem para encaminhamento as salas de atendimento coordenada pelo Centro de Referência de Assistência Social CRAS III – São Pedro.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio voluntário da Associação de Médicos do Oeste da Bahia, recepcionou os moradores no stand principal, direcionando os atendimentos médicos, exames de ultrassom e procedimentos odontológicos. Clínico geral, pediatria, ortopedista, dermatologista, nutricionista atenderam os pacientes, que também puderam realizar os exames de ultrassonografia e eletrocardiograma. Ainda na área de saúde aconteceram os testes rápidos de H.I.V, Sífilis, Hepatite B e C, triagem, aferição da pressão arterial, glicemia, vacinação e atualização do cartão SUS.

Dona Juliane Vieira do Nascimento, moradora do bairro 29 de Julho aproveitou a manhã de domingo para levar as duas filhas para emissão do CPF, atendimento médico e nutricionista. “Trouxe minhas filhas Mariany e Isabela para o atendimento com nutricionista e fazer o CPF. Fui muito bem atendida, e consegui tudo aqui, elas ganharam até brinquedos e livros durante as brincadeiras com as animadoras”, disse.

No espaço interno da escola, os cidadãos tiveram acesso ao atendimento da Procuradoria, Tributos, Sala do Empreendedor, Credibahia e Procon, que em espaço conjunto tiraram as dúvidas e orientaram os moradores. Em stand conjunto, as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura expuseram as hortas orgânicas suspensas, produção de compostagem, biofertilizantes naturais, sementes nativas e distribuição de mudas. Os baixinhos ainda assistiram ao filme Rio, na sala de cinema Circuito Tela Verde, que também apresentou vídeos ambientais educativos.

As integrantes do programa Idade Viva, que compareceram e apresentaram a dança da Peneira, Carimbó, samba de roda e animaram o público, mostrando a alegria e vitalidade mantida na terceira idade.

Alegria das crianças

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer fez um trabalho voltado para as crianças, adolescentes e jovens. Uma extensa programação com espaços lúdicos, brincadeiras, jogos quiz, música, pintura no rosto e teatro agradaram o público infanto-juvenil. No Ginásio da escola, a Diretoria de Esportes promoveu jogos de peteca, tênis de mesa, damas, xadrez, basquete e futsal. Adolescentes participaram de torneios e incentivo a prática de esportes.

A biblioteca municipal Folk Rocha recebeu a escritora Tina Laura, que envolveu as crianças com a palestra sobre bullying, com distribuição de livros e incentivo à leitura. Os alunos da Escola Municipal de Teatro e Escola Municipal de Música Antoninho Sampaio se apresentaram no palco, com peças teatrais e apresentações musicais da Orquestra dos Professores e alunos convidados. A contagiante percussão da Recicla Banda também garantiu animação na manhã de domingo.

As animadoras infantis proporcionaram dinâmicas, enquanto os pais passavam pelos atendimentos, levando as crianças até a Sala de Trânsito montada pela Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito. Um verdadeiro circuito com faixa de pedestre, semáforo, placas de sinalização foram expostos com atenção voltada para a educação no trânsito. Os agentes da Cootrans promoveram demonstrações com desenhos, vídeos educativos e placas de sinalização, incentivando o comportamento seguro do pedestre, ciclista e condutor no dia a dia nas ruas da cidade. Mais de 150 crianças compareceram, e o pequeno Emanoel Arthur demonstrou desenvoltura na travessia da faixa de pedestre e na condução dos carrinhos de brinquedo representando os veículos no trânsito.

Atendimento socioassistenciais

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho por meio do CRAS III levou atendimento do Programa Bolsa Família, Benefício da Prestação Continuada – BPC, passe livre para idosos e pessoas com deficiência, oficinas de brinquedos recicláveis, presilhas de cabelo, capoterapia, karatê, orientações dos programas sociais com as equipes do CRAM e CREAS.

A gestante Andressa Lima, 26 anos, passou pelo atendimento do Bolsa Família para tirar dúvidas do recadastramento. “Eu já sou beneficiada, e vim para tirar dúvidas. Recebi um excelente atendimento, e agora vou aguardar para realizar o teste rápido de glicemia”, disse a moradora da Vila Rica. A equipe da Assistência Social ainda ficou responsável por proporcionar o almoço coletivo, servido a todos os presentes, que já é marca da Caravana.

Como nas edições anteriores, o prefeito Zito Barbosa acompanhado dos secretários municipais participou de toda a Ação de Cidadania, ouvindo a população e conversando com as lideranças comunitárias.  O presidente da Câmara, Gilson Rodrigues e os vereadores João Felipe, Otoniel Teixeira, Silma Alves e Graça Melo, também participaram da Caravana.

“Essa 3ª edição da Caravana da Cidadania aqui no bairro Cascalheira e São Sebastião vem consolidar um dos projetos que realizamos com a maior satisfação, pois seu principal objetivo é aproximar os serviços da Prefeitura da população, cuidando assim das pessoas. Aqui também estamos realizando toda a urbanização do São Sebastião com bloquetes, concluindo a pavimentação asfáltica da Vila Rica e já expandindo para a Cascalheira, além de estarmos concluindo o Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU, no bairro 29 de Julho (invasão do Salsicha), um importante equipamento público de cultura, artes e esporte. Hoje chegamos com toda essa gama de serviços socioassistenciais que integram a Caravana da Cidadania, por isso estou muito feliz e agradeço a Deus, toda nossa equipe de secretários, parceiros e colaboradores pelo empenho e comprometimento”, disse o prefeito Zito Barbosa.


Compartilhe:

Comentários: