3ª edição do Projeto Saúde em Ação levou diversos serviços à população na Praça Castro Alves em Barreiras

Dircom

Na semana em que Barreiras comemorou seus 128 anos de emancipação política, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Projeto Saúde Humanizada realizou 3.744 atendimentos na Praça Castro com o Projeto Saúde em Ação. Em sua 3ª edição, o projeto ofertou entre os dias 20 a 24 de maio diversos serviços públicos, que são rotineiramente disponibilizados nas Unidades de Saúde do município.

Com a parceria e apoio dos acadêmicos, profissionais da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), dos estudantes da SOSERVSAÚDE como também da equipe da UniBrasil realizando ultrassonografia todos os dias, a população pôde conhecer os serviços ofertados no município, bem como novos hábitos para ter uma melhor qualidade de vida.

O Saúde em Ação mostrou através de apresentações e palestras, a importância da prática de exercícios físicos com a participação da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), e através da demonstração das atividades realizadas pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e integrantes do Idade Viva. Dona Ana Paula Oliveira foi à Praça todos os dias, e ficou impressionada com as dicas de primeiros socorros apresentadas pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

“Todos os dias tinha especialistas na Praça, então aproveitei e participe de tudo. Fiquei muito satisfeita com o atendimento, às orientações e a atenção dos bons profissionais. Fiquei bastante satisfeita com as técnicas do SAMU, aprendi algumas dicas que podem salvar vidas”, disse.

 Assim como a dona Ana Paula, as pessoas que foram à Praça Castro Alves durante esses cinco dias também tiveram a oportunidade de realizartestes rápidos de H.I.V, Hepatite B e C, aferição da pressão arterial e glicemia, além de orientações médicas com clínico geral, exames de imagens, avaliação odontológica, consultas com o oftalmologista, ortopedista, gastroenterologista, orientações com nutricionistas, vacinas de rotina e da campanha contra a Influenza.

“Já há três anos realizamos esse Projeto na Praça Castro com o intuito de mostrar alguns dos diversos atendimentos ofertados diariamente aos munícipes de Barreiras. É um momento em que misturamos a ludicidade das apresentações culturais do Idade Viva e as orientações que são pertinentes para o dia a dia com o SAMU, NASF e o CAPS. Mais de 60 profissionais estiveram envolvidos nesse Projeto junto com os parceiros da Secretaria de Saúde, e nós, já estamos preparando a próxima edição com mais novidades”, destacou Anderson Vian, secretário municipal de saúde.


Compartilhe:

Comentários: