Barreiras: CRAS III em Ação reúne diversas instituições e voluntários em atendimento social a comunidade

Dircom

A manhã dessa quarta-feira, 19, foi movimentada e diferente na sede do Centro de Referência de Assistência Social -CRAS III no bairro São Pedro. Mulheres, homens e crianças receberam atendimento especial através do projeto CRAS III em Ação, que reuniu instituições e voluntários sociais promovendo cidadania e conscientização com as oficinas de corte e costura; massagem terapêutica, exames de DNA, orientações jurídicas, cadastramentos em programas sociais, zumba e corte de cabelo, tudo isso gratuitamente.

Além dos serviços voltados para beleza, lazer e orientações, a comunidade também teve a oportunidade de atualizar Bolsa Família, cadastrar novo CPF, inscrição no BPC e emitir o Cartão do Idoso, que assegura o direito ao transporte público gratuito e vagas preferenciais em qualquer estacionamento. As salas foram adequadas para os atendimentos, inclusive avaliação médica com as crianças que participam do serviço de convivência infantil, que também brincaram na piscina e receberam kits de higiene bucal.

A Defensoria Pública do Estado levou a estrutura itinerante, com atendimento de direito de guarda, divórcio, pensão alimentícia com destaque para o programa Pai Responsável que ofereceu exames gratuitos de DNA, disponibilizando confirmação de paternidade e agilizando as conciliações familiares. O Correios montou o atendimento especifico para emissão de Cadastro de Pessoa Física- CPF, tirando dúvidas e orientando sobre os serviços da unidade. A Previdência Social compareceu para tirar dúvidas de aposentadoria e benefícios sociais do INSS.

A secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo compareceu para acompanhar a ação, e as participantes das oficinas de Corte Costura e Bordados fizeram questão de expor as peças produzidas pelas novas empreendedoras. A professora Irene informou que aproximadamente 100 pessoas participam das aulas, que já tem gerado renda extra e boa visibilidade.

“Todas as comunidades próximas estão participando, é um dia de promoção da cidadania, valorização e aumento da autoestima, principalmente das mães de família que ficam atentas e aproveitam os ensinamentos ofertados nas oficinas. Estamos satisfeitas com os resultados, parabenizamos a equipe do CRAS III e agradecemos as instituições e voluntários, que fizeram a diferença hoje”, afirmou a secretária.

A coordenadora geral, Kharola Crisóstomo garantiu que os atendimentos vão acontecer durante todo o dia, e ainda terá o momento da beleza com corte escova e maquiagem, além dos exercícios da zumba, promovida pelo voluntário Leandro Braga.

“Todos nossos serviços foram disponibilizados, e ainda contamos com a participação de instituições como Defensoria Pública, Previdência Social e Correios, tudo isso, sem contar com a atitude voluntária das massoterapeutas, do professor Leandro Braga, professor de karatê, os profissionais do salão de beleza, do odontólogo que distribuiu kits de higiene bucal, natação para as crianças, mural de pintura, atendimento médico e sorteio de brindes. Os usuários estão comparecendo, e recebendo atendimento e orientações, realmente um projeto que já alcançou excelentes resultados nessa primeira edição”, disse Kharola.

Após o atendimento, todos os moradores dos bairros São Pedro, Barreirinhas, Vila Rica, Vila Amorim e bairros próximos, receberam o convite para participar da 3ª edição da Caravana da Cidadania que acontecerá na Cascalheira, neste domingo (23), com a participação do CRAS III e todas as secretarias da Administração Pública.


Compartilhe:

Comentários: