Barreiras inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza 2019

O Dia D, dia de Mobilização Nacional será 04 de maio

Dircom 

Em Barreiras, a abertura da Campanha de Vacinação contra a Influenza teve início nessa quarta-feira (10), no Abrigo dos Idosos São João Batista, e o secretário de saúde Anderson Vian fez questão de acompanhar a equipe do Programa de Imunização. A Campanha Nacional acontece em todo o país entre os dias 10 de abril a 31 de maio, com o objetivo de reduzir internações hospitalares, complicações e mortes causadas por infecções respiratórias.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, tem como meta vacinar pelo menos 90% das pessoas na faixa etária de 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto. Os trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e em outras condições clínicas especiais também terão prioridade. Os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional, também receberão a dose que protege contra a gripe.

Nessa manhã de quarta-feira, a equipe da Coordenação do Programa de Imunização – COPIM, de Barreiras, vacinou os 29 idosos que são atendidos no Abrigo São João Batista, e 11 funcionários da unidade. Para a coordenadora do abrigo, essa é uma grande oportunidade para imunizar os idosos que devido algumas situações não conseguem se deslocar para as unidades de saúde.

“Essa campanha é muito importante, porque previne a gripe e promove melhores condições de saúde aos idosos. Ter o início aqui no Abrigo demonstra a preocupação e a atenção especial que a saúde de Barreiras tem com nossos idosos”, relatou Fátima Melo.

De acordo com a coordenadora da COPIM, as doses da vacina ficarão disponibilizadas nas 25 salas de vacinação distribuídas nas Unidades de Saúde do Município. Até o dia 18 de abril, serão priorizadas crianças e gestantes, grupos mais vulneráveis às complicações causadas pela influenza.

“Em nosso município são mais de 38 mil pessoas do grupo prioritário que precisam vacinar, e nossa meta é imunizar 90% de cada grupo. O dia D será no dia 04 de maio, mas em todas as unidades de saúde de Barreiras será possível realizar esse procedimento. É muito importante lembrar que no ato da vacinação, todos devem ter em mãos a carteira de vacinação, o cartão do SUS e também documento com foto”, destacou Renata Queiroz.


Compartilhe:

Comentários: