Barreiras recebe nova remessa de vacinas contra Covid-19 e realiza drive-thru nesta quinta e sexta-feira para pessoas com comorbidades

Nessa terça-feira (04), a Prefeitura de Barreiras, através da coordenação do Programa de Imunização – COPIM, recebeu mais 5.240 novas doses contra a Covid-19. Produzido pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca, a nova remessa do imunizante foi disponibilizada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, por meio do Núcleo Regional de Saúde Oeste.

Seguindo os critérios definidos na última reunião da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB), essa nova remessa de vacinas será destinada à gestantes e puérperas com comorbidades e demais pacientes que integram o grupo de portadores de doenças crônicas e condições clínicas especiais.

Quatro pontos de drive-thru atenderão esse grupo prioritário, nas seguintes localidades: Praça Padre Armindo – Santuário Nossa Senhora Perpétuo Socorro (Sandra Regina), Unidade de Saúde Jaime Lima (Vila Dulce), Unidade de Saúde Antônia Zélia (Vila Amorim) e Praça dos Sentidos (Vila dos SAS – Barreirinhas). Na quinta (05), serão vacinadas pessoas com comorbidades com idades entre 55 a 59 anos. Já na sexta-feira será para quem tem entre 50 a 54 anos. No ato da vacinação, além dos documentos pessoais como RG ou CPF, cartão do SUS e de vacina, será necessário a apresentação do laudo ou relatório médico atestando a comorbidade.

De acordo com a coordenadora da COPIM, as pessoas que fazem acompanhamento nas Unidades de Saúde do município serão vacinadas na próxima segunda (10) e terça-feira (11) nas suas unidades de referência. “Com base nas estimativas e ordenamento dos grupos prioritários, a Prefeitura de Barreiras segue vacinando a população conforme critérios elencados pelo Ministério da Saúde e avaliados pela CIB e seguindo o Plano de Imunização Municipal. Nesta quinta e sexta-feira serão priorizadas pessoas com comorbidades, no entanto, será necessária a apresentação do laudo ou relatório médico. Já aquelas pessoas que fazem acompanhamento nas Unidades de Saúde serão vacinadas na segunda e terça-feira, cada uma na sua unidade de referência”, pontuou Renata Queiroz.

Comorbidades que fazem parte do grupo de portadores de doenças crônicas e condições clínicas especiais: Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidades; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Miocardiopatias e pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos grandes vasos e fístula arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Prótese valvares e dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença Renal Crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida e Cirrose hepática.

 


Compartilhe:

Comentários: