Barreiras: Secretaria de Saúde intensifica orientações ao Dia de combate à Tuberculose

Dircom

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é celebrado todos os anos no dia 24 de março e na manhã dessa quinta-feira, 22, a Unidade Básica de Saúde Jardim Ouro Branco, mobiliou pacientes e moradores do bairro para alertar sobre as consequências e o tratamento da Tuberculose.

Segundo a Coordenadora da Unidade, Enfermeira Maira Fernanda, o trabalho foi desenvolvido durante todo mês de março através das visitas domiciliares dos agentes comunitários e finalizado nessa manhã com uma ação conjunta dos acadêmicos de enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB e de toda equipe da unidade.

Mais de 50 pessoas fizeram triagem médica e participaram da palestra sobre a Mobilização e Luta Contra a Tuberculose.  A doença acomete principalmente os pulmões, mas pode atingir outros órgãos, como ossos, rins, pleura, gânglios, intestinos e cérebro.

O principal sintoma é uma tosse seca insistente que se prolonga por mais de três semanas, com perda de peso e cansaço fácil, febre baixa. A transmissão é feita pelo ar, por meio de tosse ou espirro da pessoa doente.

Em Barreiras atualmente há 28 pacientes em tratamento. Somente esse ano, oito pessoas foram notificadas com Tuberculose. A doença tem cura, o tratamento dura de seis a doze meses e não pode ser interrompida, mesmo depois do desaparecimento dos sintomas. As pessoas que tiverem suspeitas ou dúvidas sobre a doença podem procurar orientações nas unidades de saúde mais próxima das suas residências.


Compartilhe:

Comentários: