Barreiras: Secretário de saúde participa da Assembleia dos Agentes e anuncia que categoria terá informatização como aliada na rotina de trabalho

A novidade garantirá eficiência e agilidade nos serviços oferecidos à população pelos profissionais da saúde

Dircom

Ao participar da Assembleia Geral dos Agentes Comunitários de Saúde, na última sexta-feira (7), o secretário de saúde de Barreiras, Anderson Vian, anunciou uma novidade que fará com que a rotina dos 263 agentes comunitários em atuação no município ganhe mais eficiência e resultados. Trata-se da implantação da informatização dos serviços da Atenção Básica, a partir de 2019, com a entrega de um tablet a cada profissional, além de um treinamento específico para utilização do equipamento e do sistema operacional.

O investimento, orçado em R$ 165 mil/mês, prevê ainda, o suporte técnico por parte de uma equipe composta por três pessoas que ficará à disposição dos agentes para sanar dúvidas e orientar sobre o uso. “Isso garantirá a ampliação, melhoria de cobertura e assistência aos usuários. Todos os dados coletados alimentarão os cadastros da Atenção Básica, e dessa forma, garantirão a continuidade dos tratamentos e demais serviços de cada cidadão. Um cuidado ainda maior com a saúde dos barreirenses”, disse Vian.

A novidade repassada aos agentes comunitários, porém, não veio só. Segundo o secretário, em 2019, o prefeito Zito Barbosa fará uma série de outros investimentos na área da saúde pública no município, como a construção de 11 novos postos de saúde, já em fase de licitação, além do encaminhamento do processo para realização de concurso público para suprir a demanda reprimida de agentes comunitários e, também, preencher as vagas das novas unidades de saúde.

Para o Gilvan Ferreira, presidente do Conselho Municipal de Saúde e também diretor do Sindicatos dos Agentes Comunitários de Saúde, as novidades chegam em um bom momento e foram recebidas com positividade por parte da categoria. “Esta informatização garantirá praticidade e segurança dos dados coletados em Barreiras. Com relação as novas unidades, entendemos que investimentos na Atenção Básica são primordiais para evitar filas e internações hospitalares, prevenir é melhor que remediar. Parabenizo a gestão e esperamos que tudo isso aconteça”, finalizou


Compartilhe:

Comentários: