Centro de Simulação Realístico oferece treinamento a profissionais da saúde do município

Murillo Campos

Acontece em Bom Jesus da Lapa, entre os dias 22 e 26 de outubro, no NEP (Núcleo de Educação Permanente), onde está situado o SAMU regional, um treinamento com equipes de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, condutores e socorristas.

O intuito desta atividade especializada em procedimentos de emergência, é de simular situações que podem ocorrer em diferentes casos, como por exemplo o socorro a um paciente que acabou de ter uma parada cardiorrespiratória, ou casos específicos de acidentes e traumas.

O treinamento está sendo feito dentro do Centro de Simulação Realístico do Núcleo de Educação Permanente, que é uma obra feita pelo Município e será inaugurada de maneira oficial nos próximos dias, dando assim a oportunidade dos treinamentos para todas as cidades da regional.

Os núcleos que participam são divididos em grupos básicos e avançados, utilizando de uma metodologia inovadora e a tecnologia de um centro, onde através de computadores, sistemas de alerta, bonecos de simulação, medicamentos e equipamentos utilizados nas situações reais, os profissionais da saúde possam estar treinando para estarem mais aptos e eficazes no atendimento.

A equipagem utilizada no Centro de Simulação Realístico é de referência, podendo dar o suporte a médicos, enfermeiros e técnicos recém-formados, simulando o trauma e a situação e deixando-os qualificados na realização do procedimento real.

Diferentes situações são feitas no treinamento, como por exemplo a instrução do médico a um acompanhante do paciente em um contexto de emergência, onde o tempo de resposta de uma ambulância do SAMU pode ser maior, devido ao trânsito ou empecilhos comuns para chegar a zona rural, onde o acesso é mais difícil. Assim o acompanhante poderá exercer os primeiros socorros, com instrução do profissional na linha telefônica, até que a equipe especializada chegue.

Simulações de óbito do paciente, com o profissional com a incumbência de dar a notícia a família, também foram feitas.

O treinamento ocorre em diferentes etapas, com diferentes procedimentos e com o grau de intensidade mudando de acordo com cada equipe que é treinada. Mas a atividade é importante para que o profissional que atende no Município e na regional esteja atualizado, além de cada vez mais hábil, para que o atendimento prestado ao paciente seja 100% eficaz.


Compartilhe:

Comentários: