Com o apoio da Secretaria de Saúde, IBOPE Inteligência realiza pesquisa em Barreiras sobre Covid-19 com testagem rápida

Percorrendo 25 bairros de Barreiras, o IBOPE Inteligência está realizando, a pedido do Ministério da Saúde, uma pesquisa sobre a incidência da Covid-19 no país e o nível de imunização do brasileiro. Foram selecionados 133 municípios, dentre eles Barreiras, onde serão testadas 250 pessoas em domicílio e de forma aleatória. O estudo é coordenado pelo Universidade Federal de Pelotas – UFPel.

 Na tarde desta quinta-feira, 14, o servidor público Anderson Pignata e a esposa Maria das Graças foram surpreendidos pela visita dos agentes de pesquisa, após a apresentação inicial e entrevista, Maria foi sorteada para realizar a testagem rápida da Covid-19, que consiste na coleta de sangue com uma “picadinha” na ponta do dedo. “A pesquisa é boa porque ajuda a gente a ter mais noção da situação, do nível de contaminação da doença que continua crescendo em todo o Brasil. Tenho colaborado ficando mais em casa, usando máscara e evitando receber visitas”, comentou.

 Segundo informações do IBOPE, a meta é testar 99.750 brasileiros até o término da pesquisa. Inicialmente, foram definidos os municípios que irão participar e os setores censitários dentro de cada um. Os resultados nortearão políticas públicas do Ministério da Saúde, assim como todos os positivos serão informados às secretarias de Saúde de cada cidade.

 “Esse é um estudo 100% probabilístico, onde a casa, o morador, o bairro ou a pessoa não são escolhidas por critérios específicos, mas de forma aleatória. Os setores censitários são sorteados e dentro deste mapa por quadra, as equipes vão visitando as residências da rua, faz uma pula nove unidades e visita a décima”, explicou Natasha Pereira, da empresa Tendência Pesquisa de Mercado, que coordena os trabalhos em Barreiras.

 A realização da pesquisa em Barreiras conta com todo o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação da Atenção Básica, que disponibilizou a logística de veículos e motoristas para facilitar a mobilização das equipes, bem como profissionais de saúde para fazer as orientações necessárias, além de máscaras e outros insumos.

 Para o secretário municipal de saúde, Anderson Vian, esse é um instrumento muito importante para mostrar o perfil epidemiológico do município. “Além do trabalho e do rastreamento feito pela Vigilância Epidemiológica, teremos ainda os dados do IBOPE Inteligência o que contribuirá ainda mais na nossa política de enfrentamento do Coronavírus. Por isso solicitamos que a população colabore para que o trabalho seja desenvolvido com rapidez e eficiência”, destacou Vian.

Dircom


Compartilhe:

Comentários: