Conheça os benefícios dos exercícios físicos para diabéticos

A prática de atividades físicas é sempre benéfica à saúde

A prática de atividades físicas é sempre benéfica à saúde. Para as pessoas com diabetes, ela é saudável em diferentes sentidos, inclusive para manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. Movimentar o corpo ajuda também na prevenção do diabetes tipo 2. Estima-se que cerca de 12 milhões de brasileiros tenham a doença¹, mas somente a metade é diagnosticada. Para o futuro, a previsão é que a enfermidade atinja cerca de 19,2 milhões de pessoas no país até 2035². Por isso, cuidar da saúde é essencial e uma das formas para isso é ser ativo, sempre com supervisão médica.

O ciclismo é um exemplo de esporte que pessoas com diabetes tipo 1 e 2 podem praticar. Como toda atividade física, força de vontade e determinação são palavras-chave para o sucesso. “O paciente deve saber da sua condição em relação à doença, principalmente dos cuidados necessários; mas também ter a consciência de que a vida pode e deve ser ativa, com a prática dos exercícios físicos e até mesmo de esportes de maior resistência. Um profissional de saúde poderá dar a orientação correta caso a caso”, explica a Dra. Marina Santorso, Gerente Médica de Diabetes da Novo Nordisk, empresa de saúde global com mais de 90 anos de inovação e liderança nos cuidados com diabetes.

Já é comum ver grupos de amigos ou familiares engajados na busca por mais saúde e qualidade de vida por meio de atividades esportivas. O Team Novo Nordisk é um exemplo, mas com diferenciais que motivam ainda mais as pessoas com diabetes. Formada por um time global de ciclistas, triatletas e corredores que têm diabetes dos tipos 1 e 2, a equipe compete em circuitos em diferentes países e tem como missão inspirar, educar e incentivar os pacientes a terem uma vida sem limitações, alcançando seus objetivos pessoais e profissionais.

O engajamento e dedicação dos participantes faz do Team Novo Nordisk parte do programa Mudando o Diabetes®, um comprometimento global da empresa para melhorar as condições de vida dos pacientes e daqueles que tem riscos de desenvolver a doença.

As atividades físicas promovem diversos benefícios ao indivíduo, tais como melhora na circulação sanguínea, sono e humor; perda de peso; aumento da disposição; e diminuição da ansiedade, já que fazer exercícios libera a serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. “Para uma pessoa com diabetes, os exercícios regulares ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, além de reduzir o risco de complicações macro vasculares (danos nos vasos sanguíneos) e contribuir para o melhor bem-estar”, diz Marina.

Porém, cada paciente apresenta um cenário frente à doença e, consequentemente, o corpo reage de maneiras diferentes na prática de atividades físicas. “É preciso entender o nível de glicose no sangue para que seja controlado durante o esporte, prevenindo a hipo ou hiperglicemia.

Veja abaixo sete dicas para quem tem a doença

1. Esteja preparado – A quantidade de glicose no sangue pode aumentar ou diminuir durante o exercício físico. Então, a alimentação ou a insulina (para aqueles que necessitam desse tipo de tratamento) são fundamentais para bom andamento da atividade.
2. Converse com seu médico – Exercícios de alto impacto devem ser validados pelo médico que acompanha o paciente. Ao tomar a decisão de praticar um esporte, o especialista poderá orientar a melhor forma de controlar o nível de glicose no sangue, bem como recomendar a frequência da atividade.
3. Confira sua glicose – A intensidade, duração e tempo dos exercícios podem alterar o nível de glicose no sangue. Portanto, é importante fazer a medicação antes, durante e depois da atividade.
4. Faça valer a pena – Existem diversas maneiras de ser ativo, seja por meio de esportes, caminhada, dança ou até mesmo em pequenas atitudes, como substituir o elevador pelas escadas. A dica é encontrar algo que dê prazer e que seja viável incluir na rotina.
5. Comece devagar – Exercite-se em um nível que seja confortável para você. Comece devagar e seja consistente. Isso vai ajudá-lo (a) a evitar dores e lesões.
6. Alimente-se bem – Coma diversas verduras e vegetais. Diminua o consumo de gordura saturada e de açúcar e opte pelos integrais em vez dos carboidratos refinados. O médico que acompanha o caso poderá ajudar a criar um plano de dieta de acordo com as necessidades individuais.
7. Mantenha a hidratação – Beba muita água antes, durante e depois do exercício para ajudar na hidratação do corpo.

Tipos diferentes da efermidade

O diabetes ocorre quando o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina ou a produz de forma insuficiente, ou ainda quando há alteração da ação desta insulina no organismo. Estas alterações na produção ou ação da insulina causam aumento da glicemia (açúcar no sangue). A insulina é essencial para o bom funcionamento do organismo, já que é um hormônio que age transportando a glicose do sangue (absorvida na alimentação) para dentro da célula, servindo como fonte de energia.
Existem tipos diferentes de diabetes. São eles:

Tipo 1    Na maioria dos casos, trata-se de uma doença autoimune, caracterizada pela destruição das células beta do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina. Este tipo é geralmente diagnosticado ainda na infância ou adolescência, mas pode surgir também em outras faixas etárias.

Tipo 2    É o mais comum e corresponde a 90% dos casos. Ocorre pela inexistência, insuficiência ou resistência à insulina (ação alterada da insulina). Cerca de 50% dos portadores de diabetes tipo 2 não sabem de sua condição, justamente pelos poucos sintomas que apresentam no início da doença.

Sobre o Dia Mundial
No dia 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. A data, criada pela Federação Internacional do Diabetes e reconhecida pela ONU, serve para alertar a população sobre o aumento da doença ao redor do mundo e chamar atenção para a conscientização e a prevenção deste avanço.

Fonte: Tribuna da Bahia


Compartilhe:

Comentários: