Enfrentamento ao CORONAVÍRUS: Profissionais da rede municipal de saúde participam de capacitação sobre a COVID-19

Médicos e profissionais de saúde da Atenção Básica, UPA e SAMU de Luís Eduardo Magalhães, participaram nesta terça-feira (21), de uma capacitação para o enfrentamento da COVID-19 (novo coronavírus) no município. As instruções técnicas aconteceram no auditório do Hotel LG e contou com a aplicação de práticas fundamentais para o atendimento de forma ágil e segura aos pacientes que apresentem sintomas ou confirmação da doença.

O treinamento foi ministrado pelos médicos Rodrigo Melo e Thiago Melo, que reforçaram a importância de seguir os protocolos e orientações sobre manejo clínico de casos suspeitos, a fim de oportunizar a assistência adequada ao paciente com coronavírus, necessidade de adotar todas as medidas preventivas e de contenção possíveis neste momento.

Durante o treinamento, foi repassado o fluxograma e os protocolos determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, para que os profissionais tenham um ambiente seguro de trabalho, com abordagens específicas a esses pacientes, desde a triagem até os procedimentos de tratamento que seguem medidas diferentes de outras enfermidades.

A capacitação também agregou os métodos como entrada na emergência, atendimento na classificação de risco, criação de ambiente de ventilação de sistema fechado, envio para isolamento na unidade de cuidados avançados e deslocamento em segurança para leito de ar negativo, intubação e demais ações com o objetivo de testar todas as etapas do protocolo de atendimento. Analisando caso a caso, para que também seja identificado imediatamente se o paciente apresenta qualquer outra comorbidade.

A diretora de Assistência à Saúde, Charlene Queiroz, organizou a capacitação juntamente com o médico Diogo de Paula Melo, que está à frente da Unidade de Controle da Covid-19 (UCC). “Vamos vencer essa corrida juntos, por isso temos que estar preparados para este momento” comentou o médico. Ainda segundo Dr. Dhiogo, durante o treinamento foram usadas caixas acrílicas de intubação, que é um importante equipamento de proteção individual (EPI) para resguardar a saúde dos profissionais envolvidos na linha de frente do combate ao novo coronavírus.

Também prestigiaram o treinamento o prefeito Oziel Oliveira; o secretário de Saúde, Felipe Melhem; o coordenador do SAMU e enfermeiro Leonardo; o diretor do SAMU, Dr. Rodrigo; o infectologista Dr. Jorge e o cardiologista Dr. Neudson, que na oportunidade falaram sobre o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina (HCQ) para o tratamento da COVID-19.

Assessoria de Comunicação (ASCOM)
Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA


Compartilhe:

Comentários: