IV Caminhada de Prevenção ao Suicídio marca a Campanha Setembro Amarelo, em Barreiras

  • Dircom

    Na última sexta-feira, 20, a Prefeitura de Barreiras e a Associação do Núcleo de Acolhimento e Valorização da Vida (ANAVV) realizaram a IV Caminhada de Prevenção ao Suicídio. Centenas de pessoas saíram da Câmara de Vereadores e percorreram a Avenida Clériston Andrade com faixas, balões e camisetas amarelas chamando atenção para a incidência de suicídios. Segundo a Organização Mundial de Saúde, esta é a 13ª causa de morte da atualidade, principalmente entre adolescentes e jovens até os 35 anos.

    Participando ao lado da equipe de saúde e do vereador Cezar da Vila, o secretário de saúde pontuou a relevância do tema para a sociedade. “Trabalhamos ao longo do mês de setembro na prevenção ao suicídio. No último dia 10, foi realizado o primeiro Seminário de Prevenção ao Suicídio do Oeste da Bahia para capacitar os profissionais que trabalham e cuidam da saúde mental no município e região. Também é trabalhado, durante todo ano, esse importante tema nas unidades de saúde com pequenas palestras, e hoje, estamos culminando essas ações com a caminhada alertando a todos sobre a relevância do tema”, pontuou Anderson Vian, secretário municipal de saúde.

    Com o tema “Estou do Seu Lado: olhe, ouça, sinta e acolha” a Campanha Setembro Amarelo realiza ao longo de todo mês ações em diversos segmentos sociais, com palestras, encontros e blitz educativa no intuito de alertar a população a respeito da realidade do suicídio e as suas formas de prevenção. Encerrando a programação da IV Caminhada, a Praça Landulfo Alves foi tomada de alegria com o Show da Vida, além das apresentações musicais com o cantor Aender Olyver e da família Fernandes: Dorinha, Jorge, Jeferson e Bosco, o público também se emocionou com recital de poemas e outras apresentações culturais.

    O médico psiquiatra Dr. Francisco Honorato, idealizador da campanha e membro da ANAVV, destacou a parceria da Prefeitura de Barreiras nas ações realizadas no município. “O suicídio hoje é um problema de saúde pública e diz respeito a todos nós, independentemente da nossa classe social, podemos sempre estar salvando vidas. Agradecemos a parceria ímpar da Prefeitura de Barreiras com essa causa, cuidar da saúde mental é muito importante e esse tema foi muito bem debatido em diversos espaços de nossa cidade”, disse Dr. Honorato.

     Ainda esse mês serão realizadas blitze educativas, palestras e rodas de conversas em escolas de Barreiras e outros municípios, como Cotegipe na próxima quarta-feira (25).


    • Compartilhe:

    Comentários: