Número de Casos de Zika Vírus e microcefalia no Nordeste fazem Prefeitura de Barreiras intensificar ações preventivas ao Aedes aegypti

 

Borrifação 2

Borrifação

Dircom

O crescente numero de casos de microcefalia associados ao Zika Virus registrados no Nordeste fez com que o prefeito de Barreiras, Antonio Henrique, convocasse as secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Serviços Públicos e Transportes para a elaboração de um plano intensificado de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e Zika Virus. Apesar de Barreiras registrar o índice de 0,23% de infestação, abaixo do preconizado pelo Ministério de Saúde que estabelece até 1% como referência de controle, o desafio das ações é manter a média e garantir a segurança da população.

A mobilização consiste em mutirões em bairros da cidade, com início nesta quinta-feira, 18, no Santa Luzia. Visitas domiciliares, retiradas de entulhos e lixos de terrenos baldios, fiscalizações em borracharias, ferros velhos e locais onde possa haver água parada – pontos de proliferação do mosquito – fazem parte das ações. Na segunda-feira, 21, será a vez do Loteamento São Paulo. A partir da próxima semana os mutirões ganharão o reforço do 4º BEC que disponibilizou homens para auxiliar no trabalho.

Mutirão 1

Mutirão

Além do mutirão de limpeza e orientação, todas as unidades de saúde de Barreiras estão preparadas para orientar como as grávidas sobre os cuidados que devem proceder para evitar o contato com o mosquito transmissor do Zika, como por exemplo, usar roupas de manga comprida, calças e repelentes.

As gestantes que já fazem acompanhamento e consultas de pré-natal devem manter seus agendamentos periódicos nas unidades que frequentam. Os casos de grávidas que manifestarem sintomas do Zika Vírus (febre, dor no corpo, lesões com pontos vermelhos pela pele, coceira e olhos vermelhos), devem procurar o Centro de Atendimento à Mulher – CAM.

“O CAM está estruturado com todos os equipamentos e profissionais qualificados para atender às gestantes, principalmente aquelas que apresentarem os sintomas do Zica Vírus nos três primeiros meses de gravidez. Estamos prontos para orientar não apenas as grávidas, mas toda a população com um intenso trabalho de panfletagem em locais de grande concentração de pessoas”, explica a secretária Regina Figueiredo.


Compartilhe:

Comentários: