Prefeito de Barreiras e presidente da Aiba acertam detalhes para ação conjunta de combate ao Aedes Aegypti

julio1

Antonio Henrique recebeu no gabinete, o presidente da AIBA, Júlio Cezar Busato (FOTOS: Dircom/PM)

Dircom

Nessa manhã de terça-feira, 16/02, o prefeito de Barreiras Antonio Henrique, recebeu no gabinete, o presidente da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), Júlio Cezar Busato, para tratar dos últimos detalhes da campanha de enfretamento, que engloba a ação de limpeza de lotes baldios, desobstrução de ruas e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Durante a reunião, que se estendeu também no período da tarde, os gestores discutiram a situação dos lotes baldios e os cuidados redobrados que estão sendo tomados após intenso período de chuva. O presidente Busato garantiu que os produtores rurais estão em estado de alerta, e buscam a parceria nesse momento para ajudar o poder público no mutirão de limpeza.

julio4

Segundo Busato, essa decisão de unir entidades de classe como AIBA, ABAPA e Sindicato de Produtores Rurais foi acatada no início de fevereiro, após o convite do prefeito em exercício Paê Barbosa, para a ação conjunta. Também informou que muitos empresários rurais deslocaram máquinas em fazendas localizadas a mais de 200 km de Barreiras.

“Recebemos o prefeito em exercício Paê Barbosa na AIBA e numa mesa redonda, discutimos a situação de emergência que Barreiras se encontrava. Selamos uma união de entidades, e apesar da proximidade do início da colheita, conseguimos a cessão de vários equipamentos para ajudar no mutirão de limpeza e a Prefeitura ficará responsável pela alimentação e abastecimento das máquinas. Nessa ação, também contamos com a colaboração dos moradores da cidade, ou seja, cada um fazendo sua parte”, ratificou o presidente da AIBA.

O prefeito Antonio Henrique mencionou a importância do envolvimento de todas as esferas representativas no combate ao mosquito Aedes. Agradeceu a disposição das entidades rurais, que estarão contribuindo nesse momento que o município está em situação de emergência. “Nosso município foi atingido pelas fortes chuvas no mês de janeiro e fevereiro, e tivemos que decretar situação de emergência. Agora vamos para a etapa de reconstrução na infraestrutura urbana, estaremos focados principalmente no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. O Brasil todo está nessa luta e vamos fazer nossa tarefa também. Contamos com o apoio dessas entidades, com todos servidores municipais e principalmente com a colaboração dos moradores, que precisam cuidar do seu quintal e denunciar locais que possam ser focos do mosquito”, disse o prefeito Antonio Henrique.

Os trabalhos foram iniciados na manhã desta terça-feira 16, sob a coordenação de David Tavares, representante da AIBA, ABAPA e SPRB, e o secretário municipal João Muniz, representante da Prefeitura. A expectativa é que os mais de 20 equipamentos entre, caçambas, patrol, pás carregadeiras, moto niveladoras, retroescavadeiras, roçadeiras e rolos compressores fornecidos pelos produtores rurais e empresários, se unam a patrulha mecanizada do município, no intuito de promover uma ampla limpeza em terrenos baldios e áreas abandonadas onde haja acúmulo de lixo e prováveis focos do Aedes aegypti.

julio3


Compartilhe:

Comentários: