Prefeitura de Barreiras define novas ações para o Setembro Amarelo junto a Comissão de Prevenção ao Suicídio

Dircom

Setembro é o mês dedicado à prevenção ao suicídio e objetivando alcançar com êxito a temática “Falar é a melhor solução”, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Saúde e dentro do Projeto Saúde Humanizada, teve reunida na última terça-feira (30) com integrantes da Comissão de Prevenção ao Suicídio e da Associação do Núcleo de Acolhimento e Valorização da Vida (ANAVV) para definir ações e estratégias que serão realizadas em todo mês de Setembro no município.

O secretário Municipal de Saúde, junto com a subsecretária Larissa Barbosa, coordenadores, o médico psiquiatra Dr. Francisco Honorato e demais integrantes da Comissão traçaram algumas atividades. A abertura do Setembro Amarelo acontece no dia 02, às 19h, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho. Também nesse mesmo dia os coordenadores da Atenção Básica juntamente com coordenadores da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, e da Assistência Social e Trabalho, participarão de um treinamento com profissionais a fim de observar os principais alertas para o suicídio.

Entre os dias 03 a 26 de setembro, serão realizadas palestras informativas nas salas de espera das unidades de saúde e blitz educativas nas escolas, espaços públicos e instituições. Já no dia 29 de setembro, terá a Caminhada de Prevenção ao Suicídio com concentração na Câmara de Vereadores. No final da Caminhada de Prevenção ao Suicídio, acontecerão várias apresentações culturais com o “Show da Vida”, na Praça Landulfo Alves, que incluirão música e recital de poesias.

“Nessa reunião traçamos o planejamento para o Setembro Amarelo, discutido junto com a Comissão de Prevenção ao Suicídio e o ANAVV, que traz ações dentro de todas as propostas que serão realizadas ao longo do mês. A abertura será dia 02 de setembro, será um momento importante, onde terá participação de autoridades, professores, assistentes sociais, psicólogos e sociedade civil organizada, falando sobre essa temática tão relevante na atualidade”, destacou Anderson Vian, secretário municipal de saúde.


Compartilhe:

Comentários: