Prefeitura de Barreiras em parceria com a SESAB atende pacientes em tratamento de glaucoma de diversos municípios do Oeste

Dircom

Mais de 500 pacientes que fazem tratamento de glaucoma no Oeste da Bahia, foram atendidos na manhã desse sábado (23) na sede do Programa Idade Viva em Barreiras. Com apoio total na organização, estrutura e alimentação, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, também realizou a triagem e auxiliou na distribuição dos medicamentos.

O glaucoma, é uma doença que acomete os olhos que pode levar à cegueira, é causada pela lesão do nervo óptico e relacionada à alta pressão do olho, podendo causar sérias alterações no campo visual. O tratamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) através de colírios que controlam a pressão intraocular. Além dos pacientes de Barreiras, o médico oftalmologista Dr. Samuel Reis, realizou a triagem e orientou os pacientes das cidades de Angical, Cristópolis, Santa Rita de Cássia, Cotegipe, São Desidério, Mansidão, Baianópolis, Luís Eduardo Magalhães e Wanderley.

Foi através de uma cirurgia realizada há quatro meses, em Salvador, que o sargento da reserva da Polícia Militar e ex-vereador de Barreiras, Da Costa, descobriu que estava com glaucoma. Para ele, essa é uma grande oportunidade de acompanhar o nível da doença. “Fiquei bastante satisfeito pela recepção nessa manhã, estar em tratamento não é tão fácil e encontrar profissionais que nos abraçam nesses momentos é muito importante. Sei que muitos aqui não tem condições de comprar o medicamento e continuar o tratamento, por isso, essa distribuição de medicamentos específicos para o controle do glaucoma é de grande importância”, destacou.

A coordenadora de cirurgias eletivas, Ana Paula Miranda, juntamente com a coordenadora do Núcleo Regional, Suzete Dias, acompanhou a entrega de mais de 1.500 medicamentos pela empresa ML – Medicamentos Laboratorial Clínica Médica Oftalmológica, ao longo do dia.

“Nessa distribuição de medicamentos realizada, tivemos todo o apoio da Prefeitura através da Secretaria de Saúde, na logística e atendimento aos pacientes, além do médico oftalmologista do município, contamos também com a equipe técnica e enfermeiros. Essa atenção especial para aqueles que fazem tratamento oftalmológico já é marca do Prefeito Zito Barbosa, que tem dado uma atenção especial no dia de hoje e ao longo desses dois anos. Já realizamos por exemplo, mais de duas mil cirurgias de catarata e hoje mais de 500 pacientes também receberam os medicamentos para o controlar o glaucoma”, comentou.


Compartilhe:

Comentários: