Prefeitura de São Desidério executa ações do Programa Saúde na Escola

Fotos: Ana Lúcia Souza

Ana Lúcia Souza

Os alunos da Escola Municipal Henrique Vieira de Barros, na comunidade de Almas, a cerca de 40 km da sede de São Desidério, tiveram um dia diferente nesta sexta-feira, 16. Eles participaram do Programa Saúde na Escola (PSE), que desenvolve ações voltadas à prevenção e saúde dos estudantes, a exemplo de orientação sexual, higiene bucal, saúde auditiva, acuidade visual e encaminhamentos de consultas.

Direcionado para as escolas do município, as ações do PSE são realizadas pela equipe da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SESASD) em parceria com o Programa Despertar da Secretaria de Educação (SEDUC). “São cerca de 200 alunos e toda a comunidade escolar aceitou participar dessa atividade, que traz novidades e o conhecimento atrelado de forma dinâmica e interessante”, afirmou a gestora da escola, Verônica Rita.

No pátio da escola, durante a orientação sobre saúde bucal, o dentista Lucas Rosa conversou com as crianças que também receberam escova de dente e participaram do momento de escovação com aplicação de enxaguante bucal. “Orientamos sobre a escovação correta, o uso do fio dental e do flúor. E na parte prática eles participam de um momento de escovação e aplicam o flúor, de modo que são incentivadas a fazerem uma boa higienização bucal diariamente para prevenir doenças”, explicou o dentista.

Em uma das salas, alunos participam do teste de Acuidade Visual, o qual, por meio do uso de uma tabela com escala optométrica, são identificadas as crianças que apresentam dificuldades na visão. “Essas crianças serão encaminhadas para consulta oftalmológica”, assegurou a participante da equipe de Atenção Básica, Luzia Alves. Andreia Giovana, 07, fez o teste.  “Eu estava sentindo um pouco de dificuldade para enxergar”.

Outra equipe foi responsável por realizar a atualização dos cartões de vacina, a antropometria e orientações de combate à Dengue, Zica e Chikungunya e sobre doenças auditivas com entrega de panfletos informativos. “Não poderíamos deixar de ser parceiros no PSE, porque o Programa Despertar (Sistema FAEB/SENAR), faz parte do Seminário de temas transversais desenvolvido pela escola com o tema Cidadania, que é justamente o que contempla esta ação que está acontecendo hoje aqui na escola”, destacou a coordenadora do Despertar, Sandreane Matos.

Na sala dedicada ao atendimento psicológico, pais de estudantes adolescentes agendaram consultas com a psicóloga Aline Teixeira. Avó e mãe de dois alunos da escola, dona Maria Letícia conseguiu fazer encaminhamento para consulta. “É importante, pois no mundo de hoje muitas crianças escolhem seguir caminhos errados e esse projeto ensinam muitas coisas boas a eles, e também para nós, que somos da família”.

Em um bate papo com os alunos, a psicóloga falou sobre orientação sexual e reprodutiva. Recursos educativos, como bonecos e próteses dos aparelhos reprodutores utilizados na palestra despertaram olhares atentos e curiosos dos alunos que participaram com questionamentos. É a primeira vez que a aluna Samara Silva, 14, participa de um momento de orientação com psicóloga. “Está sendo muito legal esse dia na escola, porque é uma novidade para nós. Muitas coisas que queria aprender e que a partir de agora vão mudar meu modo de pensar e de agir dentro de casa e com meus colegas aqui na escola”.

O Saúde na Escola é um programa do Governo Federal e realizado no município de São Desidério desde 2017. “O PSE é um programa executado semanalmente com equipes da área de abrangência de cada escola. Esse programa foi iniciado ano passado na sede, com a equipe de Saúde do Posto de Saúde Familiar Antônio Pereira da Rocha”, explicou a coordenadora da Atenção Básica, Tatiane Rodrigues.


Compartilhe:

Comentários: