Secretaria de Saúde de Barreiras mantem todos os protocolos do Ministério da Saúde para segurança da população com o surgimento do segundo caso de Covid-19

Com o resultado positivo para um novo caso, foi intensificado o monitoramento minucioso de todos os indivíduos que tiveram contato com o paciente

Dircom

Conforme divulgado no boletim nº 079 deste sábado, 02, da Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, o segundo caso de Covid-19 foi confirmado no município. Com a confirmação do caso, as equipes da saúde e Vigilância Epidemiológica – VIEP estão atuando de maneira minuciosa no rastreamento e monitoramento do grupo social e familiar que manteve contato com o paciente de 26 anos, para identificar o contexto de contágio, uma vez que o mesmo não se ausentou do município.

Todos os protocolos previstos pelo Ministério da Saúde, assim como as orientações da SESAB estão sendo seguidas para assegurar o controle epidemiológico do vírus no município. De acordo com o secretário de saúde, Anderson Vian, medidas sanitárias como a interdição, desinfecção e quarentena da academia frequentada pelo paciente já foi adotada pela Vigilância Sanitária, assim como está sendo realizada uma pesquisa minuciosa de toda a relação de contatos, e ambientes que a pessoa possa ter frequentado para monitoramento. A Secretaria de Saúde também intensificará a fiscalização do uso de máscaras, já estabelecido na legislação estadual.

 “A exemplo do primeiro caso, estamos adotando todos os protocolos de saúde previstos nestas circunstâncias, efetivando medidas sanitárias que possibilitem a proteção da nossa população no que diz respeito ao controle da disseminação do vírus. Nossas equipes estão empenhadas e usaremos de todos os nossos recursos disponíveis para promover um rastreamento seguro, com a pesquisa e monitoramento cuidadosos dos contatos do paciente que passa bem, encontrando-se em isolamento domiciliar, recebendo toda a assistência das equipes da Saúde e tem alta da quarentena prevista para a próxima quarta-feira”, destacou o secretário.

             Desde o início da pandemia, o município vem realizando ações preventivas nas barreiras sanitárias, vacinação a domicílio e drive thru, entrega de medicamentos aos idosos em domicílio, higienização dos espaços públicos e controle das atividades coletivas por meio de decretos que promovem o distanciamento social. A Secretaria de Saúde também promoveu o apoio às famílias que necessitam de amparo para o isolamento domiciliar seguro.

         Medidas de retaguarda importantes como a transformação do Hospital Municipal Eurico Dutra em unidade de referência para o tratamento de pacientes com Covid-19, em parceria com o Governo do Estado, parceria com empresários para viabilizar a testagem do novo coronavírus no Laboratório da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e a contratação de 10 leitos de UTI e 10 leitos de enfermaria no Hospital Central, com recursos próprios do município, também já foram adotadas pela Prefeitura.


Compartilhe:

Comentários: