SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA TREINAMENTO COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

Ascom LEM

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde realizou na manhã desta sexta-feira (1º), no auditório da Secretaria de Educação, um treinamento com diretores das unidades escolares municipais e coordenadores pedagógicos sobre o Programa Saúde na Escola (PSE).

O PSE visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população e tem como objetivo principal contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens nas escolas públicas.

O treinamento ministrado pela diretora de Promoção à Saúde, Gisanni Rocha; pela enfermeira apoiadora da Secretaria de Saúde, Silvia Dias e pela coordenadora de Imunização e Epidemiologia, Elisabete Moreira, objetivou explicar como funciona o PSE para os profissionais da educação, focando neste primeiro momento, como devem ser analisadas as carteiras de vacinação dos alunos da rede municipal de ensino.

De acordo com a Diretora, Gisanni Rocha, o PSE contribuirá de forma muito positiva com a aprendizagem do aluno dentro da sala de aula. “Para se adquirir novos conhecimentos é necessário que aluno acima de tudo, esteja com boas condições de saúde. Além disso, o controle da imunização evitará que aconteçam surtos de alguma doença entre a comunidade escolar”, explicou.

Em Luís Eduardo Magalhães, as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação aderiram ao programa em fevereiro de 2019 e realizarão o ciclo 2019/2020 executando todas as atividades previstas pelo mesmo, como a avaliação das condições de saúde das crianças, jovens e adultos matriculados nas unidades educacionais, onde cada escola, creche e CEMEI terá um Posto de Saúde responsável por realizar a avaliação e o monitoramento da saúde dos estudantes; exigir no momento da matrícula do aluno a carteira de vacinação, onde a imunização do estudante deverá estar impreterivelmente em dia, conforme a Portaria Conjunta SESAB/SEC N° 01 de 29/08/2018; como também, a educação permanente e capacitação dos profissionais da educação e da saúde para a correta execução do programa.


Compartilhe:

Comentários: