Secretaria Municipal de Saúde inicia mobilização para atualização da caderneta de vacina nas escolas municipais de Barreiras

Dircom

Teve início nessa segunda-feira (20) e segue até o mês de abril a mobilização para atualização da caderneta de vacina nas creches e escolas municipais de Barreiras. O objetivo é sensibilizar pais, responsáveis e os estudantes da importância de manter a caderneta atualizada e potencializar as ações da cobertura vacinal no munícipio.

Os estudantes da Escola Municipal Major Cândido foram os primeiros a receber a equipe da Unidade de Saúde do bairro São Pedro. Crianças de quatro e cinco anos foram vacinadas nos turnos da manhã e tarde. Dona      Rosane do Nascimento teve a oportunidade de acompanhar a pequena Ana Karoline de quatro anos.

“Perdi a caderneta da Ana quando vim fazer a matricula dela no início desse ano e com a xerox em mãos foi possível atualizar as vacinas que estavam faltando. Essa oportunidade é muito importante para nós, mães, que trabalhamos o dia todo, as vezes ficamos impossibilitadas de levar em uma unidade de saúde nos horários comerciais, essa é uma ótima oportunidade”, disse.

De acordo com o secretário de saúde, Anderson Vian, a mobilização irá acontecer em todas as unidades escolares municipais de Barreiras, tanto na zona urbana como rural. “As instituições de ensino têm um papel importante na disseminação de informações, dessa forma, um comunicado é encaminhado aos pais e no dia posterior é realizada a vacinação em crianças e adolescentes que precisarem dessa atualização. As equipes de saúde dos bairros de cada escola estão atualizando essas cadernetas, um procedimento importante para garantir a erradicação de doenças como poliomielite e o sarampo”, explicou.

Ainda de acordo com o secretário, para a atualização é essencial o encaminhamento da caderneta de vacinação nos dias da ação em cada escola.


Compartilhe:

Comentários: