Secretário de Saúde de Barreiras visita laboratório da UFOB onde serão realizados testes para diagnosticar a Covid-19

Dircom

A visita técnica ao Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores (LAIVE) aconteceu na manhã desta segunda-feira (11) no campus Reitor Edgard Santos da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). O secretário de saúde de Barreiras, Anderson Vian, visitou o local que terá papel central no diagnóstico e monitoramento da doença Covid-19 causada pelo novo coronavírus, acompanhado do diretor do Centro das Ciências Biológicas e da Saúde da UFOB, Rafael Simões e do prof. Dr. Jaime Amorim, responsável técnico pelo LAIVE.

 Inicialmente serão analisadas 30 amostras diárias, de segunda a sexta-feira, que serão enviadas pelo Núcleo Regional de Saúde do Oeste (NRS 11).  Conforme informado pelo diretor do Centro das Ciências Biológicas e da Saúde da UFOB, os resultados dos exames deverão ficar prontos em até 72h, as amostras positivas não precisarão de contraprova, uma vez que o laboratório de Campanha da UFOB já foi certificado pelo Lacen. “A concentração do recebimento das amostras ainda continua pelo Núcleo Regional de Saúde, então não iremos receber pacientes e nem amostras direta dos municípios. Esse procedimento é realizado pela Vigilância Epidemiológica do Estado que encaminhará uma vez por dia ao laboratório, e será analisada pelos profissionais e técnicos responsáveis da Secretaria Municipal de Saúde, seguindo o fluxo estabelecido pelo Ministério da Saúde”, destaca Rafael Simões.

 Essa rotina no processo de testagem à Covid-19 no município de Barreiras será em tempo real, como explica o responsável técnico pelo LAIV. “As amostras, que serão coletadas pelos serviços de saúde dos municípios do oeste da Bahia, serão analisadas pela UFOB com objetivo de identificar a presença do genoma do Coronavírus, para isso, será utilizado a técnica do PCR Real Time, em tempo real”, pontuou Dr. Jaime Amorim.

 Conhecendo de perto toda estrutura do Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores, o secretário de saúde de Barreiras destacou a importância desse trabalho que passa ser realizado no município de maneira pioneira e atenderá toda macrorregião do Oeste da Bahia a partir dessa terça-feira (12). “Esse é um grande avanço, antes os testes eram realizados em Salvador, quase 900 km de nossa cidade, e a partir dessa terça-feira os testes serão realizados em nosso município. Essa nova jornada faz parte da parceria da Prefeitura e Barreiras, junto à UFOB, iniciativa privada e o Governo do Estado. Teremos um quantitativo maior de testes sendo realizados por dia, essa ação é muito importante para nossa população e para o perfil epidemiológico que passa a ser traçado com segurança e celeridade em nosso município”, disse Anderson Vian.

 No período da tarde, a estrutura do Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores foi apresentada à imprensa local. Recepcionados pelo reitor Jacques de Miranda, os jornalistas da região oeste conheceram toda composição e tiraram dúvidas sobre a metodologia adotada pelo equipe do LAIVE na testagem da Covid-19. “Para esse momento, nós tivemos uma parceria importante com a iniciativa privada e pública, a região oeste recebe agora um legado associado, o que já era portado à Universidade hoje é colocado à disposição, além da nossa pesquisa científica, é a prestação de mais um serviço a toda a comunidade”, concluiu o reitor.


Compartilhe:

Comentários: