Suplementos usados sem orientação põem em risco a saúde de atletas

A Associação Brasileira de Produtos Nutricionais vai monitorar a venda de suplementos no país e fiscalizar as denúncias dos consumidores.

Sem título

A Associação Brasileira de Produtos Nutricionais vai monitorar a venda de suplementos alimentares. No ano passado, a Anvisa proibiu a distribuição de 27 suplementos para atletas, porque os fabricantes não informaram a quantidade certa de alguns nutrientes.

Sair da cama logo cedo para malhar. Tem muita gente que começa o dia cuidando do corpo, ainda mais com o verão que daqui a pouco está batendo na nossa porta. E quem frequenta academia sabe que é muito comum tomar algum suplemento para ajudar a ganhar massa muscular ou perder peso.

A dona de casa Carolina Brigagão tomou suplementos para ajudar nos exercícios durante dois anos, mas parou quando começou a sentir o coração mais acelerado. “Depois de um tempo, também tive crise de enxaqueca e a gente começa a buscar e nunca sabe exatamente o que é”, lembra.

Pózinhos, cápsulas… O mercado oferece um monte de opção. O problema é que alguns produtos têm substâncias que não fazem bem para o corpo ou prometem o que não podem cumprir. Por isso, você tem que tomar alguns cuidados antes de tomar esses suplementos.

Daniela Tomei é farmacêutica, especialista em suplementos e explicou que o consumidor tem sempre que comprar esses produtos em lojas confiáveis e prestar muita atenção nas letras pequeninhas que ficam na embalagem. “Verificar a lista de ingredientes, ver a composição desse produto, ver a origem desse suplemento, ver a recomendação de consumo e seguir essa recomendação. E verificar se tem um canal de atendimento para onde ele possa ligar em caso de dúvida”, ensina.

Não esquece, tem que consultar também um nutricionista, porque o que faz bem para um, pode não ser bom para o outro. “Tem algumas pessoas com intolerância e alergia e não vai caber aquele suplemento. Cada caso é um caso”, alerta a nutricionista Antonieta Cavalle.

Para o consumidor ficar mais seguro, a Associação Brasileira de Produtos Nutricionais vai monitorar a venda de suplementos no país e fiscalizar as denúncias dos consumidores. Todos os meses, a Abenutri vai pegar amostras com os fabricantes para analisar a composição e o que diz a embalagem. “Caso o resultado seja divergente do rótulo, nós avisamos a empresa inicialmente, em paralelo avisamos à Anvisa, e a gente tenta um ajuste de conduta”, explica o presidente da Abenutri, Marcelo Bella.

Fonte: G1/Jornal Hoje


Compartilhe:

Comentários: