TODOS CONTRA A DENGUE: SECRETARIA DE SAÚDE INTENSIFICA AÇÕES DE COMBATE AO MOSQUITO EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

Ascom LEM

A Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães continua intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela.

Uma das medidas é a realização de mutirões de limpeza em diversos bairros da cidade, com a retirada de lixo e pneus, que acumulam uma grande quantidade de água, favorecendo a propagação do mosquito. Outra ação importante é a distribuição de folhetos informativos e a divulgação do trabalho nos meios de comunicação, além do trabalho de conscientização nas escolas e feiras livres do município.

De acordo com o secretário de Saúde do município, Felipe Melhem, os agentes comunitários de saúde e os agentes de endemias visitaram 2.217 imóveis em Luís Eduardo Magalhães. Segundo as estatísticas, 80% dos focos do mosquito foram encontrados em residências.

“Isso é uma clara demonstração da importância do apoio da sociedade na luta contra o mosquito. Se a população não colaborar, a situação pode ficar ainda pior”, comentou Melhem.

O departamento de Vigilância em Saúde ampliará neste mês de março, as ações de combate à dengue, em virtude do volume de chuvas intercalado com períodos de sol, requerendo desta forma, mais atenção de todos.

“A umidade e as temperaturas elevadas facilitam a proliferação do Aedes aegypti, por isso a união de todos os esforços é fundamental”, complementou o secretário.

Algumas medidas simples são de extrema importância no combate ao mosquito transmissor da dengue. Entre elas não permitir o acúmulo de água em baldes, vasos de plantas, latinhas, garrafas pet e pneus; colocar o lixo apenas no horário da coleta para evitar a ação de animais e o acúmulo de água da chuva; manter as garrafas emborcadas para baixo; colocar areia nos vasos de plantas e manter as caixas d’água cobertas.

Para denunciar possíveis focos do mosquito, basta ligar para o Núcleo de Endemias da Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães. O número é o (77) 3628 3684.


Compartilhe:

Comentários: