VII Conferência Municipal de Saúde é realizada em São Desidério

Ascom SD

Foi realizada na noite de quarta-feira 24 e durante a quinta-feira 25, no Centro Cultural, a VII Conferência Municipal de Saúde, uma iniciativa da Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESASD) e do Conselho de Saúde (CMS).

A abertura do evento, realizada na noite de 24, foi prestigiada pelo prefeito Zé Carlos, o secretário de Saúde Zé Barbosa, a coordenadora do Núcleo Regional Oeste de Saúde, Susete Silva, secretários de governo, vereadores, representantes de segmentos sociais, funcionários da SESASD e população em geral. “Que possamos desenvolver a partir dos eixos temáticos mais ações de saúde para nosso município”, disse o presidente do CMS, Adriano José.

Democracia e Saúde” foi o tema norteador da conferência. “Estamos felizes em proporcionar este momento para a população de São Desidério, um espaço de debates e discussões para unificar as propostas de saúde para nosso município e levá-las a Conferência Estadual e Nacional”, declarou o secretário Zé Barbosa.

O momento contou com apresentações culturais da Filarmônica Maestro Heliodoro Alves Ribeiro e do cantor Rodrigo Rocha. “Acompanho 36 municípios da região oeste e vejo que São Desidério é destaque em investimentos na saúde. São 23 especialidades médicas o que poucos municípios na Bahia têm. Isso mostra o empenho e vontade desta gestão em levar a saúde a sério”, relatou a coordenadora do Núcleo Regional, Susete Silva.

Dois vídeos apresentaram a história da Saúde Pública no Brasil e os investimentos realizados na saúde do município. “Sempre peço aos servidores, principalmente aos da saúde, que tratem bem o cidadão e continuem desenvolvendo da melhor forma o seu trabalho. Assim continuaremos contribuindo para fazer a diferença e uma saúde mais humana e com qualidade. A saúde depende de investimentos, mas também do tratamento dos servidores aos cidadãos. Continuaremos investindo na Saúde de nosso município e na melhoria dos espaços físicos”, destacou o prefeito Zé Carlos.   

Foram apresentadas as principais atividades da Atenção Básica e da Vigilância em Saúde no município. “São Desidério tem 100% de cobertura da Atenção Básica e todas as ações de prevenção, sejam campanhas, palestras e programas desenvolvidos aqui na sede, também são realizadas nos PSF’s em todo o município”, explicou a coordenadora de Atenção Básica, Tatiane Rodrigues.

Segundo dia – A programação da conferência seguiu durante a quinta-feira, 25. Foram apresentadas pelos coordenadores, as ações realizadas no Hospital e Maternidade Municipal e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Uma palestra sobre “Democracia e Saúde”, foi ministrada pela enfermeira especialista em Saúde da Família e Auditoria de Sistemas de Saúde, Maria Madalena de Souza Matos Torres. “Essa palestra busca reforçar a importância da origem do SUS, uma reflexão sobre como está funcionando o SUS e o que temos feito para aprimorá-lo”, afirmou a palestrante.

A divisão dos grupos para discussão dos três eixos temáticos: ‘Saúde como direito’‘Consolidação do SUS Nacional’ e‘Financiamento do SUS’, seguida de elaboração e votação das propostas com escolha dos delegados para a etapa da Conferência Estadual, encerrou a programação.


Compartilhe:

Comentários: