Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar foi inaugurado em Barreiras

Inaugurado na manhã desta sexta-feira (20), o SETAF irá beneficiar mais de 21 mil famílias de agricultores familiares do Território da Bacia do Rio Grande

IMG_7742

A inauguração contou com a participação do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, prefeitos de municípios do Território, deputados, secretários municipais, vereadores e representantes de entidades e movimentos sociais (Foto: Cheilla Gobi/JGO)

Cheilla Gobi DRT-4871/BA

Com a finalidade de articular políticas públicas para a agricultura familiar e promover a inclusão produtiva dos pequenos agricultores baianos, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (20/11), o 26º Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), no Território de Identidade da Bacia do Rio Grande. O núcleo instalado em Barreiras irá beneficiar mais de 21 mil famílias de agricultores familiares.

O ato de inauguração contou com a participação do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, prefeitos de municípios do Território, deputados, secretários municipais, vereadores e representantes de entidades e movimentos sociais. Após o descerramento da placa inaugural, os participantes se dirigiram para os discursos e a assinatura de adesão.

IMG_7792

O núcleo instalado em Barreiras irá beneficiar mais de 21 mil famílias de agricultores familiares (Foto: Cheilla Gobi/JGO)

Em toda a Bahia, serão implantados 27 SETAFs, um em cada Território de Identidade. As unidades são compostas por equipes técnicas da Companhia de Desenvolvimento e Ação regional (CAR), da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e demais órgãos que integram a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, o intuito é trazer para a população rural, ações concretas que geram o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida do homem e da mulher do campo. Ressalta ainda a importância das parcerias de outros órgãos do governo, Prefeituras, consórcios públicos e colegiados visando o desenvolvimento dos Territórios de Identidade.

“Temos profissionais competentes e sabemos que o colegiado do Território, a união dos municípios, e os movimentos como um todo, tem a capacidade e inteligência de acenar quais são os passos que temos que conduzir na política do Território, no sentido de fortalecer a economia”, evidencia Rodrigues.

Conforme o secretário, a Bahia tem a maior população rural do Brasil, são 4 milhões de pessoas vivendo no campo. “Temos uma cultura forte no rural, por isso é necessário fazer chegar as políticas públicas nas comunidades rurais dos municípios baianos”.

IMG_7915

Prefeito de Barreiras assina termo de adesão para a instalação dos serviços (Foto: Cheilla Gobi/JGO)

Para o prefeito anfitrião Antonio Henrique, a implantação da unidade do SETAF na região terá grande contribuição para o desenvolvimento da agricultura familiar. “Precisamos do homem do campo para produzir nosso alimento, no entanto, precisamos dar total apoio aos agricultores familiares e com esse novo equipamento, o trabalho será ainda melhor. A Prefeitura de Barreiras está a disposição, podem contar com nosso apoio para desenvolvermos este trabalho em parceria, porque temos compromisso com o produtor  rural”, disse o prefeito de Barreiras.

Na oportunidade, Izabel Oliveira da CDA, apresentou os serviços que serão ofertados no território de identidade através do Setaf. “A unidade dará apoio aos municípios do Território; orientações com relação a projetos, seguro safra, enfim, serviços que eram ofertados anteriormente e que agora serão otimizados em uma única estrutura facilitando a vida do agricultor”, explicou Izabel.

Durante a cerimônia, os prefeitos e representantes dos municípios contemplados com o núcleo, assinaram o termo de adesão para a instalação dos serviços.

IMG_7957

Prefeito de Catolândia assina termo de adesão para a instalação dos serviços (Foto: Cheilla Gobi/JGO)

IMG_7942

Prefeito de Angical assina termo de adesão para a instalação dos serviços (Foto: Cheilla Gobi/JGO)

IMG_7967

Prefeito de Riachão das Neves assina termo de adesão para a instalação dos serviços (Foto: Cheilla Gobi/JGO)


Compartilhe:

Comentários: