Texto: Cheilla Gobi
Fotos: Jayme Modesto/Cheilla Gobi
Na primeira sessão de 2013, o plenário da câmara lotou
Uma sessão solene realizada nesta terça-feira (05), às 19 horas marcou a abertura do ano legislativo 2013 na câmara municipal de Barreiras. Autoridades civis e militares, representantes de entidades e de segmentos de classe do município também estiveram presentes no plenário. A sessão solene também contou com a presença do vice-prefeito Carlos Augusto (Paê), secretários de governo do município de Barreiras, vereadores de localidades vizinhas, além de servidores públicos.
1ª secretária, Karlúcia Macedo, presidente da casa Carlos Tito, prefeito Antônio Henrique e o 2° secretário, Antônio Eugenio Barbosa
Uma das novidades desta legislatura é o aumento do número de vereadores que passou de 11 parlamentares para 19. A Mesa Diretora ficou composta pelos vereadores, Carlos Tito – presidente; Eurico Queiroz vice – presidente; Karlúcia Macedo – 1º secretária e Antônio Eugenio Barbosa – 2º secretário. Demais vereadores: Agnaldo Pereira Junior, Alcione Rodrigues, Antônio Carlos de Matos, Bem Hir Aires, Célio Akama, Gilson de Souza, Hipolito dos Passos, Izabel Rosa, Lúcio Carlos Ferreira, Maria das Graças Melo, Marileide Carvalho Pinto, Núbia Ferreira, Otoniel Teixeira, Rodrigo Gonçalves de Castro e Sá e Rudival Mendes.
O presidente da câmara, vereador Carlos Tito abriu a sessão dando boas vindas aos edis e franqueou a palavra aos mesmos que tiveram um tempo regimental de três minutos para fazer suas colocações.
O prefeito Antônio Henrique de Souza Moreira se dirigiu à tribuna, onde fez a leitura da mensagem do executivo. Na ocasião o prefeito também fez um balanço do primeiro mês de seu governo e falou sobre os problemas, que segundo ele recebeu da administração passada ao assumir a prefeitura de Barreiras em janeiro deste ano. “Ao trabalho, pelo trabalho e com muito trabalho vamos juntos formar força para recuperar Barreiras com olhar no futuro”.
O gestor aproveitou o ensejo para anunciar a líder do prefeito na câmara. “Sei da capacidade e competência dos 19 vereadores. No entanto, vejo na pessoa da vereadora Maria das Graças Melo a dignidade para dialogar em nome do nosso governo, em defesa das nossas ações em benefício do povo de Barreiras”.
Antônio Henrique cumprimenta a líder Maria das Graças Melo
Maria das Graças agradeceu o prefeito pela indicação e ressaltou os compromissos. “Nesta câmara não serão cravados entraves pessoais de um poder contra outro, mas será com certeza a casa da discussão e do entendimento. Os vereadores que compõem esta legislatura sabem da importância da nossa atuação, sabem também que seremos cobrados pelos nossos posicionamentos, mas temos a certeza que encontraremos sempre o caminho do equilíbrio e do bom senso. Vamos trabalhar por Barreiras, este é o nosso compromisso,” falou a líder do prefeito.
O presidente da casa destacou ações desenvolvidas neste primeiro mês, mesmo estando em recesso parlamentar e falou dos compromissos nos próximos quatro anos. “Este foi apenas o primeiro mês de trabalho, penso que estes 19 vereadores terão muito que fazer, porque sabemos não só da nossa atuação como poder legislativo por que não será mais um legislativo com apêndices como extensão do poder executivo. Não estamos aqui para perseguir o executivo, mas fazer com que nossas ações, responsabilidades de fazer com que a gestão administrativa do executivo e legislativo seja vitoriosa para a população de Barreiras, até porque somos funcionários públicos e estamos recebendo elevados subsídios de salários para uma prestação de serviço público a altura do nosso povo que precisa e merece, portanto este é o nosso compromisso.” Com estas palavras o presidente encerrou a sessão.
Na sessão ordinária desta quarta feira o cacique Carlito representando os únicos índios residentes no município de Barreiras da tribo Kiriri fará uso da tribuna popular para manifestar os anseios, decepções com o governo federal, municipal e também com o poder legislativo.