Tecnoporto: Apple. Campeã em não pagar impostos

A Apple é hoje a empresa que mais paga impostos nos Estados Unidos. Só no ano passado foram aproximadamente seis bilhões de dólares recolhidos aos cofres do tesouro americano. Isso seria um motivo de comemoração para o governo não fosse a investigação de um comitê do congresso apontando que a empresa que mais paga impostos é também a que, pasme, mais deixa de pagar. Eu explico. Em uma estimativa inicial, a empresa da maçã deixou de recolher em torno de 74 bilhões de dólares em impostos entre 2009 e 2012.

O pior é que isso não foi resultado de sonegação, ou seja, não foi nada ilegal. A Apple apenas usou de brechas no sistema de arrecadação americano. A principal tática usada foi a de abrir filiais fora dos Estados Unidos, algumas, inclusive, sem funcionários e administradas direto da sede americana. No ano passado, 61 % das operações dela aconteceram em territórios não americanos, o que, segundo os executivos, é o que  garante o sucesso no mercado mundial. 

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que atua vigiando as empresas dos países mais ricos, foi quem fez o estudo que deu início à discussão, trazendo dados que já movimentam as áreas econômicas das grandes potências na busca de formas de pelo menos tornar menores as brechas do sistema econômico e, assim, aumentar a arrecadação de impostos sobre as empresas multinacionais. Google, Amazon e Starbucks também estão no rol das que usam de estratégias para reduzir o pagamento de impostos, segundo a mesma organização de estudos econômicos que tem sede em Paris.

Fonte: Correio da Bahia

Imagem: Ilustração


Compartilhe:

Comentários: