Texto: Cheilla Gobi
Fotos: Jayme Modesto
Após reunião fechada foi anunciado para a imprensa regional presente, os nomes da nova diretoria.
Os prefeitos da região Oeste da Bahia se reuniram na tarde desta segunda-feira, 07, para eleger a nova diretoria da União dos Municípios do Oeste da Bahia – UMOB. A eleição aconteceu na sede da entidade, localizada no bairro Renato Gonçalves, em Barreiras e contou com a participação de 14 prefeitos dos 18 municípios integrantes da associação, contou ainda com a presença do deputado federal João Leão.
O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz foi eleito presidente da UMOB, por unanimidade.
“Mais do que uma missão é um desafio. Estamos vivendo hoje um novo momento para região oeste da Bahia e nesta ocasião iremos primar primeiramente pela união de todos os prefeitos visando o melhor para a nossa região”, disse Humberto.
A nova diretoria para o biênio 2013/2014 tem como vice-presidente o prefeito de Formosa do Rio Preto, Jabes Júnior; primeiro secretário o prefeito de São Desidério, Demir Barbosa; segundo secretário o prefeito de Catolândia Gilvan Pimentel; primeiro tesoureiro o prefeito de Cotegipe, Marcelo Mariani; segundo tesoureiro o prefeito de Cristópolis, Antônio Pereira. O prefeito Antônio Henrique é o presidente do Conselho Fiscal.
Conforme o ex-presidente da União dos Municípios e também ex-prefeito de Formosa, Manoel Afonso Araújo (Neo), o objetivo foi a construção de uma chapa harmoniosa que atenda a todos os municípios.
Diante das dificuldades financeiras dos municípios, o novo presidente, Humberto falou do papel da UMOB junto aos governos federal e estadual para a canalização de recursos. “Vamos provocar um reunião em Salvador com o governador Jaques Wagner e todos os prefeitos da região e levar uma pauta com todos os problemas e mais do que levar os problemas devemos levar a solução para os mesmos”, afirmou o presidente.
O deputado João Leão informou que no próximo dia 1° de março acontecerá em Barreiras, uma audiência pública para apresentar as principais necessidades da região e também discutir o andamento das obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol).