ASCOM
A União dos Municípios da Bahia (Umob) promoveu um encontro com 13 prefeitos e 15 secretários de saúde nesta quarta-feira,29, no auditório da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) na cidade de Barreiras. O objetivo do encontro foi apresentar uma proposta para captação de recursos e investimento da área de saúde nos municípios envolvidos na região oeste da Bahia. Apresentaram a proposta o presidente da Umob e prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, Deputado Federal João Leão, prefeito de Barreiras Antonio Henrique e a secretária municipal de Saúde de Barreiras, Regina Figueiredo.
Devido a situação crítica dos hospitais e atendimentos no oeste, a Umob se mobilizou, convocando os municípios associados para unir forças e traçar estratégias para regularizar a falta de profissionais e carência na prestação de serviços em hospitais, Postos de Saúde da Família (PSF), maternidades entre outros pontos de atendimentos.
O presidente da Umob, Humberto Santa Cruz, retratou a situação dos municípios e disse, “ existem pessoas especialistas com referencias nacionais para ajudar nossa região. Temos o dever de aumentar os Leitos para facilitar os atendimentos principalmente das cidade pequenas, onde muitas vezes o cidadão percorre centenas de quilômetros para ser atendido”. Humberto salientou que os governos estaduais e federais possuem verbas, porém é necessário apresentar projetos de fundamento.
A Umob mobilizou os 15 prefeitos, para trazer o Sistema Único de Saúde (SUS) que todos desejam. A intenção é que os municípios ofertem serviços com suficiência e qualidade, dimensionar os Planos Municipais de Saúde, organizar a rede de serviços e assumir o dever político, administrativo e assistencial.
O deputado Federal João Leão, traçou planos e metas para possíveis captações de recursos para os municípios que queira se envolver no processo, “ os prefeitos terão um papel importante, porém a responsabilidade maior está na mãos dos secretários municipais de saúde. São eles que sabem da realidade local e ajudarão a desenvolver os projetos”. O deputado frisou que os prefeitos devem contratar pessoas com competência para exercerem suas funções com firmeza.
A União dos Municípios do Oeste da Bahia marcará a data do próximo encontro para analisar as propostas de cada município e iniciar um processo de junção de ideias e necessidades para construção de um modelo de SUS do oeste da Bahia.