Vigilantes ameaçam manter bancos fechados na greve

Os vigilantes mantêm a greve por tempo indeterminado nesta quarta-feira, 27, na Bahia. O movimento deve impedir a abertura dos bancos hoje, assim como aconteceu nesta terça, no primeiro dia de paralisação. Nesta manhã, a categoria se concentra na região do Iguatemi, onde pretende fazer uma caminhada, além de fazer piquetes pela cidade.

“Estamos com piquetes nas maiores agências do Centro, Comércio, Cidade Baixa, Garcia e Barra para impedir o funcionamento”, explica o diretor do sindicato da categoria, Sindvigilantes, Paulo Brito.

De acordo com o sindicalista, as instituições financeiras são o foco principal dos vigilantes por conta da lei federal 7.102/83, que determina a necessidade de, no mínimo, dois profissionais de segurança em cada unidade bancária.

“Os hospitais, escolas, postos de saúde funcionam mesmo sem vigilantes”, explica Paulo Brito.

Reivindicação – Os vigilantes pedem o cumprimento da lei 12.740, que estabelece adicional de 30% de periculosidade. Apesar de ter sido assinada pela presidente Dilma Roussef em dezembro de 2012, o patronato não realiza o pagamento do benefício, alega os sindicalistas.

Os trabalhadores e empresários se reúnem nesta quinta, 28, às 14h30, em audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), para discutir o impasse. O presidente do sindicato patronal, Lauro Silva, por sua vez, afirma desconhecer o agendamento da encontro.

Fonte: Portal a Tarde


Compartilhe:

Comentários: