A Coordenação da Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Wanderley-Bahia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nos dias 14 e 15 de junho o curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) para os técnicos de enfermagem, enfermeiros e condutores, com o objetivo de capacitar e melhorar cada vez mais os conhecimentos e habilidades necessárias para o atendimento às vítimas de urgência e emergência. O curso foi ministrado pelos enfermeiros Jose Henrique e o socorrista George Jose ambos do SAMU de Barreiras e o enfermeiro Alex, de Luís Eduardo Magalhães, instrutores da empresa oeste treinamentos.
Na sexta-feira, foram abordadas algumas temáticas: regulação médica, como desobstruir vias aéreas por corpo estranho com a manobra de Heimlich, retirada de pacientes em lugares de difícil acesso e o socorro as vítimas de acidentes automobilísticos, que são as principais ocorrências dos atendimentos realizados diariamente dentro do município.
O Prefeito Municipal de Wanderley, José Conceição dos Santos, ressaltou que uma das prioridades de sua gestão é possibilitar capacitação aos funcionários públicos municipais, para que estes possam atender a população com qualidade e responsabilidade. “Não mediremos esforços para a prática de treinamentos e formação no município.”
De acordo com a coordenadora do SAMU a enfermeira Tamires Rios em sua visão, a equipe deve chegar o mais próximo possível da perfeição, desta forma, o treinamento é a única possibilidade para que isso ocorra.
Para o socorrista Leonardo Queiroz, o curso foi de extrema importância para o aprendizado, tornando a equipe mais capacitada e treinada para realizar o atendimento as vítimas. “Todo conteúdo foi de grande aproveito, não iremos esquecer mais e tentar colocar em prática as aprendizagens adquiridas numa situação real de atendimento”, destacou.
A conclusão do Curso de Atendimento Pré-hospitalar foi realizado uma simulação na Praça principal da cidade, onde retratou uma colisão entre uma moto e um carro. O momento foi para que a equipe do SAMU colocasse em prática todos os conhecimentos adquiridos durante o treinamento e assegurar um atendimento da forma mais correta e segura numa situação real de ocorrência.