Estudantes de Psicologia criam cartilha sobre serviços públicos oferecidos em Barreiras

Araticum

Desde fevereiro deste ano, 11 estudantes do 10º semestre de Psicologia da FASB, sob a orientação da professora Anchielle Silva iniciaram um trabalho de coleta de dados e informações junto aos locais onde são oferecidos serviços públicos a população de Barreiras. A ideia de unir em um único material todos os endereços, telefones e tipos de atendimentos surgiu após a equipe iniciar o período de estágio em unidades e perceber a dificuldade das pessoas em encontrar os serviços.

O mapeamento foi compilado e transformado em uma cartilha informativa onde é possível encontrar, de maneira rápida e dinâmica, a relação de todos os serviços prestados nas redes de proteção social, saúde e educação do Município. “A proposta é que a cartilha seja um legado e que tenha continuidade, com novas atualizações”, diz a professora Anchielle.

Segundo ela, o trabalho buscou valorizar os acadêmicos e suas competências. “Trata-se de um material construído pelos próprios alunos de Psicologia, inclusive, pensando no trabalho coletivo, tivemos a participação do estudante Jarbas da Paz, do 6º semestre que, de modo artístico, ilustrou a cartilha com seus desenhos. Todo o conteúdo foi proposto pelos acadêmicos do 10º, este, garante uma base sólida de dados que certamente contribuirá tanto para auxiliar a população quanto para dar suporte aos líderes que estão à frente das políticas publicas de Barreiras”.

A cartilha pode ser encontrada nas versões impressa e virtual e será entregue em todos os locais de atendimento público citados internamente. O lançamento oficial foi no dia 02, durante a Mostra de Cursos da FASB no estande da Psicologia Comunitária. “O material representa a garantia de direito do cidadão. As informações e o acesso as mesmas é, sem dúvida esta garantia”, analisa o coordenador do curso de Psicologia, Cristian Morales.

Acadêmicos autores da cartilha: Eder Emiliano, Glauria Melo, Ianne Cleaci, Iolanda Mayda, Jaqueline Penha, Júlia Neves, Mayra, Millene Marinho, Paloma Porto, Sandra Santana e Synara Gomes.

Cartilha Informativa das redes Stexto


Compartilhe:

Comentários: