Nova Estação de Tratamento de Esgoto de Barreiras chega à fase final de construção

Com conclusão prevista para o início de 2013, a estação que vai tratar os esgotos domésticos da cidade de Barreiras tem 90% de sua estrutura montada.

Em fase final de execução, a nova estação de tratamento de esgoto (ETE) de Barreiras está com 90% da sua estrutura construída e a previsão é de que comece a ser operada no início de 2013. Localizada às margens da BR-135, na saída para o Piauí, a estação terá capacidade para processar uma vazão média de 266 litros por segundo (l/s) de esgotos domésticos e vai atender toda a sede do município.

O consórcio responsável pela execução da obra está concretando os três dafas (digestores anaeróbicos de fluxo ascendente) da estação e implantando o emissário, estrutura que conduz os efluentes tratados para o rio Grande. Os leitos de secagem, estrutura para onde é destinado o lodo retirado dos dafas, já estão concluídos. A ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Barreiras também prevê a construção de nove estações elevatórias e a recuperação de mais duas já existentes que vão garantir o bombeamento dos esgotos até a ETE em construção.

Segundo o gerente regional da Embasa em Barreiras, Francisco Araújo Andrade, antes da conclusão desta obra de ampliação, a Embasa começou a interligar os imóveis nas imediações dos bairros Vila Amorim, Vila dos Funcionários e Vila Rica, que terão os esgotos domésticos destinados, provisoriamente, para a ETE do Centro Histórico até iniciar a operação da ETE da BR-135. O atual sistema atende 10% da sede do município, coletando e tratando esgotos de 3,7 mil ligações. Após a ampliação, a nova ETE passará a receber os esgotos domésticos de mais 24 mil imóveis, beneficiando cerca de 91 mil pessoas.

Assessoria de Comunicação da Embasa

Unidade Regional de Barreiras (UNB)


Compartilhe:

Comentários: